A Prefeitura de Campo Grande faz um constante monitoramento e fiscalização das águas do rio e dos córregos da capital. Neste dia 22 de Março, celebrado o Dia Mundial da Água, a Prefeitura divulga dos dados do programa Córrego Limpo.
O programa Córrego Limpo atua como uma rede de monitoramento da qualidade das águas superficiais do meio urbano e fiscalizando a rede pública coletora de esgoto para que não haja ligações clandestinas. O monitoramento ocorre em 81 pontos onde são coletas amostras da água e encaminhadas para analise laboratorial. As coletas ocorrem em nove microbacias de Campo Grande. Os córregos monitorados são: Segredo, Cascudo, Maracajú, Prosa, Sóter, Vendas, Bandeira, Portinho Pache, Cabaça, Bálsamo, Lagoa, Buriti, Imbiruçu, Serradinho, Lageado, Estribo, Poção, Botas, Pedregulho, Coqueiro, São Julião, Formiga e Rio Anhanduí.
As amostras são coletadas trimestralmente e divulgadas por meio de relatórios anuais no site da Semadur. Os resultados são apresentados através de tabelas, gráficos e mapas, separados por microbacia hidrográfica e seus córregos componentes. Os dados, do último trimestre de 2018, apontam que dos 81 pontos de monitoramento, em 68% dos pontos a qualidade da água foi considerada boa, em 25% dos pontos regular e em 7% dos pontos ruim. E em 2019 os pontos de monitoramento serão ampliados para 83.
Esses dados revelam que, as ações contribuíram para a melhoria da qualidade da água dos córregos. Desde a implantação do Programa Córrego Limpo foram realizadas mais de 12 mil vistorias. Atualmente a equipe atua na fiscalização da região da Bacia do Bálsamo, a próxima região que receberá as ações do programa é a Bacia do Segredo.
O Programa é realizado pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) através de convênio com a empresa concessionária Águas Guariroba e teve início em 2009.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Gratificações a servidores de Ladário são alvo de investigação do MP

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 19/3/2025

Homem que matou 'alvo errado' no Tiradentes é condenado

Trio acusado de matar preso no Jardim Noroeste enfrenta júri popular hoje

Linn da Quebrada é internada novamente e equipe desmente vÃdeo polêmico

Mais de 100 veÃculos: Detran-MS abre novo leilão com visitação em Dourados

Envolvido em homicÃdio com embarcação volta para cargo na Casa Civil em MS

Acusado de corrupção em Sidrolândia 'aparece' após saber de pedido de prisão

XVII Encontro Nacional de Aleitamento Materno acontecerá quinta e sexta no Bioparque
