As amostras dos petiscos caninos da marca Dental Care, da Bassar, que estavam sob análise no IALF (Instituto de Análises Laboratoriais Fo-renses), da Coordenadoria--Geral de Perícias/Sejusp-MS, desde 15 de setembro deste ano, indicaram a presença da substância etilenoglicol, que quando ingerida, pode causar grave intoxicação e insuficiência renal, além de afetar o cérebro e o fígado, causando o risco de morte.
Conforme já noticiado pelo portal JD1, as investigações em Mato Grosso do Sul começaram após a morte da cadela de raça spitz alemão, no início de agosto de 2022, em Campo Grande, depois de ter ingerido o petisco da Dental Care. Contudo, a tutora do animal só decidiu por procurar pela polícia no dia 6 de setembro, após tomar conhecimento de outros casos semelhantes que estavam ocorrendo no Brasil.
O resultado da perícia saiu na última segunda-feira (17), e conforme consta o laudo obtido pelo JD1, as substâncias apontaram a presença do etilenoglicol, que se trata de um diálcool utilizado como um anticongelante automotivo. Uma vez ingerido, o produto é rapidamente absorvido pelo fígado.
Cabe destacar que, na cidade de São Paulo, também foi encontrada a mesma substância. Até o momento, existe a suspeita de que o item seja responsável pela morte de mais de 40 cachorros no país. Após o “escândalo”, empresas das marcas citadas recolheram os produtos de mesmo lote.
Conforme autoridades da Justiça, após a confirmação da substância encontrada, o caso se configura como uma infração relacionada ao direito do consumidor. A partir de agora, partes prejudicadas, ou seja, os tutores dos animais que ingeriram o petisco contaminado, deverão fazer jus a indenização por danos morais, o que será configurada a responsabilidade objetiva da empresa.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Dezembro Verde conscientiza contra o abandono e maus tratos a animais

JD1TV: Curso gratuito de panetone ajuda a promover renda extra a empreendedoras

JD1TV: Soltos na rua, pitbulls fazem três vítimas em MS

Governador do AM quer que dono da 'Amazon' pague pelo uso do nome

Com saldo positivo, MS registrou 2.265 novos postos de trabalho em outubro

Jota Abussafi permanece internado na Capital sem previsão de alta

Pesquisa elege BR-163 a melhor rodovia do estado

Mulher é flagrada descendo rua em carrinho de bebê em alta velocidade; vídeo

Workshop gratuito de fotografia pelo celular está com inscrições abertas
