Em razão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, voluntários e equipes do Parque Nacional do Iguaçu realizam nesta segunda-feira (5) uma limpeza no lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu, no oeste do Paraná, para a retirada de moedas jogadas no local.
Segundo a assessoria do parque, até as 13h desta segunda, cerca de 120 kg de moedas haviam sido retirados, totalizando mais de R$ 2 mil.
Jogar as moedas no local, para alguns turistas, é a chance de fazer um pedido, mas para o parque, representa um problema ambiental. Segundo o gerente de sustentabilidade do local, André Machado Franzini, é necessário trabalhar a conscientização dos visitantes para que evitem a prática, tanto de jogar moedas, quanto de outros itens.
"A gente desenvolve essa ação para limpar o rio, porque algumas pessoas vêm para cá e acabam jogando a moeda como uma forma de fazer pedido. Mas o segundo ponto, mais importante, é promover a conscientização dessas pessoas", explicou Franzini.
Conforme biólogos, muitas moedas se dissolvem com o tempo e seus metais pesados, como níquel e cobre, causam contaminação da água. Além disso, os animais, especialmente peixes e aves aquáticas, podem confundir as moedas com presas. A ingestão do item gera problemas ao organismo deles.
Os valores apanhados no local serão usados em um projeto ambiental do Parque Nacional. Questionada sobre moedas oxidadas, a assessoria do parque informou que avalia a doação para um projeto de memória local do Grêmio Esportivo e Social de Foz de Iguaçu (Gresfi) já que parte das moedas também é de origem estrangeira.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Riedel autoriza ordem de serviço para restaurar principal via de Novo Horizonte do Sul

Sepulturas sem manutenção devem ser 'tomadas' pela prefeitura em cemitérios municipais

Riedel lança programa que pagará R$ 900 a cuidadores de pessoas com deficiência

Servidores da prefeitura devem fazer o recadastramento do vale-transporte

Netflix planeja aumentar, novamente, preço de planos

Último e maior eclipse solar do ano acontece na próxima semana

Petrobras anuncia aumento no preço do querosene de aviação

Passageiro atrasa voo por 4 horas em Guarulhos após "brincar" que carregava bomba

Acordo do MPMS e Prefeitura garantirá reformas de acessibilidade em escolas da Capital
