Menu
Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024
Geral

Ministério anuncia criação de Grupo Nacional de Intervenção Penitenciária

18 janeiro 2017 - 16h48Agência Brasil

O Ministério da Justiça anunciou hoje (18) a criação de um Grupo Nacional de Intervenção Penitenciária para atuar dentro dos presídios, em conjunto com as forças policiais estaduais. A exemplo da Força Nacional de Segurança Pública, o grupo contará com cerca de cem agentes penitenciários cedidos pelos estados e atuará para conter situações problemáticas do sistema carcerário.

A iniciativa foi anunciada esta manhã pelo ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, durante reunião com representantes da Federação Sindical Nacional dos Servidores Penitenciários (Fenaspen). Na mesma hora, em outro ponto da Esplanada dos Ministérios, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, anunciava que, em no máximo dez dias, ao menos mil homens do Exército, Marinha e Aeronáutica estarão à disposição dos governadores que julgarem necessário o apoio das Forças Armadas para procurar e apreender armas, drogas, aparelhos celulares e outras substâncias e produtos ilícitos.

Moraes também anunciou a criação de um curso de capacitação para agentes penitenciários. A formação será oferecida pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) com o objetivo de estabelecer um protocolo único de atuação.

As medidas sucedem o anúncio do lançamento do Plano Nacional de Segurança Pública, que começará a ser implementado no dia 15 de fevereiro, nas cidades de Natal (RN), Porto Alegre (RS) e Aracaju (SE) - escolhidas porque desde o ano passado já atuam em cooperação com o Ministério da Justiça e Cidadania, com a presença da Força Nacional.

O plano prevê ações conjuntas de segurança pública e inteligência por parte dos governos federal e estaduais para tentar reduzir o número de homicídios dolosos, feminicídios e violência contra a mulher em todo o país. Também estão previstas medidas para modernizar o sistema penitenciário e de combate integrado ao crime organizado. Para isso, o governo promete criar Núcleos de Inteligência Policial (NIPO). A ideia é unir as áreas de inteligência do governo federal às áreas de inteligência dos governos estaduais, além das Polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar e demais agentes do sistema penitenciário.

Chefe do Executivo do Amazonas, estado palco da primeira chacina de presos registrada este ano, o governador José Melo anunciou que pretende apresentar ao presidente da República, Michel Temer, a inclusão no Plano Nacional da proposta de criação de um fundo especial que permita às Forças Armadas atuarem de forma mais efetiva na proteção das fronteiras brasileiras contra o tráfico internacional de drogas e de armas.

“A proposta é utilizar a Lei Complementar 97/99 [sobre normas gerais para a organização, o preparo e o emprego das Forças Armadas], dando às Forças Armadas o poder de polícia, além de colocar recursos materiais e equipamentos para que elas possam evitar que a droga saia dos países produtores para os países consumidores. Isto sim terá um efeito extremamente positivo”, defendeu o governador em nota divulgada nesta quarta-feira.

Mais cedo, o ministro da Defesa já tinha enfatizado a importância de combater o crime organizado  com ações integradas que envolvam os governos federal e estaduais, o Poder Judiciário, o Ministério Público e outras instâncias do Poder Público. “Um governador isolado, sozinho, não tem meios de resolver esse problema. É preciso que o país entenda – e acho que já há essa percepção – que o aumento da criminalidade, da nacionalização e da internacionalização da criminalidade, é um desafio às instituições e à democracia. Quanto antes atuarmos conjuntamente para inibir e reverter esse processo, menor o custo em termos de vida e de recursos para preservarmos uma vida socialmente tranquila e aceitável”, disse Jungmann.

 

Reportar Erro
Fapec Caarapo

Deixe seu Comentário

Leia Também

Longen se reúne com embaixador do Japão no Brasil para fortalecer relação comercial
Geral
Longen se reúne com embaixador do Japão no Brasil para fortalecer relação comercial
Entregador - Foto:
Geral
Entregadores de app poderão se recusar a entrar em condomínios, diz projeto de lei
Operação Páscoa: Fluxo na BR-163 deve aumentar 15% no feriado prolongado
Geral
Operação Páscoa: Fluxo na BR-163 deve aumentar 15% no feriado prolongado
Mais 29 casos do 8 de janeiro são votados no STF
Brasil
STF condena mais 14 pessoas envolvidas em atos antidemocráticos de 8/1
Governador Eduardo Riedel (PSDB)
Geral
Riedel irá em Nova York em busca de investimentos
Atenção motoristas: Prazo para regularizar exame toxicológico vai até 31 de março
Geral
Atenção motoristas: Prazo para regularizar exame toxicológico vai até 31 de março
Natalin foi assassinada pelo marido em fevereiro
Justiça
Ex-militar é condenado a 24 anos de prisão por assassinato da esposa com "mata-leão"
Foto:PMCG
Geral
Abre e fecha: Confira o funcionamento do comércio e serviços na Sexta-Feira Santa
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 28/03/2024
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 28/03/2024
Reparos da ponte sobre o rio Paraguai
Geral
Próxima etapa dos reparos da ponte sobre o rio Paraguai terá alpinistas

Mais Lidas

Artistas confirmadas na Expogrande 2024
Comportamento
Expogrande 2024 divulga programação dos shows; confira as datas
Local onde aconteceu o confronto
Polícia
JD1TV AGORA: 'Tigrão do PCC' morre em confronto com o Choque na Capital
Caso aconteceu em uma das lojas de roupa do shopping
Polícia
'Pai de santo' tenta furtar calça em loja de shopping de Campo Grande
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow
Polícia
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow