O Ministério da Saúde tenta reverter o quadro de baixa cobertura vacinal contra à poliomielite e o novo objetivo é organizar o trabalho da União, dos estados e dos municípios no combate a doença. Durante a tarde desta terça-feira (1°), foi apresentado o novo plano para combater e aumentar o índice de vacinação.
Entre as ações prioritárias está o fortalecimento da vigilância epidemiológica e da vacinação. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, lembrou de um caso suspeito registrado no Pará e pediu que a população se vacine.
O Brasil está livre da poliomielite há 32 anos, mas a forte queda da cobertura vacinal desde 2015 preocupa. No ano passado, o índice ficou abaixo de 70%, quando a recomendação é de 95%.
A representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Gross, reafirmou que o risco de retorno da poliomielite é real nas Américas.
O Plano Nacional de Resposta a Evento de Detecção de Poliovírus e Surto de Poliomielite pretende estabelecer uma resposta coordenada, diretrizes e cronogramas para o fluxo de notificação, investigação e avaliação dos casos.
Nos dias 17 e 18 deste mês, o plano deve ser discutido com os estados. A capacitação de profissionais está marcada para o primeiro semestre de 2023.
JD1 No Celular
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Dezembro Verde conscientiza contra o abandono e maus tratos a animais

JD1TV: Curso gratuito de panetone ajuda a promover renda extra a empreendedoras

JD1TV: Soltos na rua, pitbulls fazem três vítimas em MS

Governador do AM quer que dono da 'Amazon' pague pelo uso do nome

Com saldo positivo, MS registrou 2.265 novos postos de trabalho em outubro

Jota Abussafi permanece internado na Capital sem previsão de alta

Pesquisa elege BR-163 a melhor rodovia do estado

Mulher é flagrada descendo rua em carrinho de bebê em alta velocidade; vídeo

Workshop gratuito de fotografia pelo celular está com inscrições abertas
