Menu
Busca quarta, 23 de janeiro de 2019
(67) 99647-9098
PMCG Balanço super banner
Geral

MPMS e SANESUL analisam estudos de captação de água subterrânea em Bonito

Estudos hidrogeológicos estão sendo feitos no município

17 maio 2018 - 11h34Da redação com assessoria

O Núcleo Ambiental do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente reuniu-se, nesta segunda-feira (14), com representantes da Empresa de Sanesul (Saneamento de Mato Grosso do Sul) e da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) para tratar de assuntos referente ao estudo hidrogeológico e as possibilidades de captação de água subterrânea do município de Bonito – a 297 km de Campo Grande.

Cabe destacar que o Inquérito Civil, instaurado pela 2ª Promotoria da Comarca de Bonito, visa apurar os eventuais impactos ambientais de extração de água de rios para o abastecimento da cidade e as possíveis alternativas à extração.  Com efeito, foi proposto que a Sanesul fizesse estudos para apurar as possibilidades de captação de água superficial nos rios turísticos da região para abastecimento urbano.

Na reunião, o Promotor de Justiça do Núcleo Ambiental, Luciano Furtado Loubet e o Promotor de Justiça de Bonito, Alexandre Estuqui Júnior ouviram os representantes da Sanesul Nereu Fontes, José Carlos Queiroz, Eder Alves dos Santos e Edgar Afonso Bento, juntamente com os professores da UFMS Giancarlo Lastoria, Geólogo e Doutor em Geociências e Meio Ambiente e Sandra Gabas, Doutora em Engenharia Civil com atuação em hidrogeologia e geologia ambiental.

Os representantes da Sanesul destacaram que o estudo feito, até o momento, será focado na área superficial, em razão das possibilidades de extração subterrâneas estarem praticamente esgotadas. O estudo proposto pelo Inquérito Civil também levará em conta toda a disponibilidade de cursos d’água da região de Bonito, para futura decisão de onde buscar tal captação.

Já os professores da UFMS, informaram que seria importante que a área de estudo para a captação subterrânea fosse maior, não se limitando à área urbana da cidade e seu entorno.

Ficou deliberado ainda, que os professores da UFMS irão fazer uma reunião com o setor de hidrogeologia da Sanesul, e, em 15 dias, emitir uma análise técnica sobre os pontos que deverão ter de complementação do estudo já apresentado, bem como de eventual estudo para ser realizado para esgotar a análise de possibilidades de captação subterrânea.

Sesc Novo

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Aos 67 anos, Amado Batista namora jovem de 19 anos
Geral
PMA rebate acusações de denúncia anônima sobre pesca predatória
Geral
Estado repassa mais de R$ 300 mil para Santa Casa de Corumbá
Geral
Homem mata cachorro a pauladas e se desculpa nas redes sociais
Geral
Após denúncia, PMA encontra cavalo ferido e maltratado
Geral
Obras no Anhanduí interditam ponte na região do Taquarussu
Geral
Novo presidente do Consórcio Brasil Central será escolhido nesta quinta
Geral
IMPCG concede reajuste a aposentados e pensionistas
Geral
Moradores fazem mobilização contra o aumento excessivo na energia, em Ponta Porã
Geral
OAB/MS - Mansour e sua equipe tomam posse nesta quinta

Mais Lidas

Polícia
Sem ‘lucro’, homem mantinha garotas de programa em cárcere
Polícia
Brasileiro morre em acidente no Paraguai
Oportunidade
Funtrab abre seleção com salários de até R$ 5,9 mil
Polícia
Homem cai de pá-carregadeira e morre esmagado