Menu
Busca quinta, 06 de outubro de 2022
(67) 99647-9098
TJMS outubro22
Geral

MS é reconhecido em sustentabilidade com 1ª fazenda de carne Carbono Neutro no Brasil

MS é reconhecido em sustentabilidade com 1ª fazenda de carne Carbono Neutro no Brasil

11 agosto 2022 - 13h34Da redação, com informações do Governo do Estado

A Fazenda Santa Vergínia, situada em Santa Rita do Pardo, Mato Grosso do Sul,  é a primeira do Brasil com pecuária Carbono Neutro e certificada com a neutralização de emissões de carbono no rebanho bovino.

A propriedade, de 30.700 hectares de área total, destinou 10 mil ha para a integração e cerca de quase mil hectares ao novo protocolo, e ganhou no ano passado o reconhecimento científico da Embrapa Gado de Corte. O protocolo de rastreabilidade é gerenciado pela Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do País (CNA).

A Fazenda recebeu na quarta-feira (10) a Caravana Integração Lavoura-Pecuária e Floresta (ILPF), uma realização da Rede ILPF e Embrapa com o objetivo de difundir e ampliar a área ILPF no Brasil e realizar diagnósticos regionais sobre a situação da Integração Lavoura-Pecuária e Floresta (ILPF) em diversas regiões produtoras do país.

A Caravana é uma expedição técnica, composta por especialistas, que percorrerá mais de dez estados brasileiros entre 2022 e 2023, e realiza dias de campo, palestras, oficinas, capacitações, visitas institucionais e técnicas aos diversos atores do agronegócio e diagnósticos sobre a situação da ILPF nas regiões.

O selo valoriza o mercado interno e aumenta a visibilidade da carne brasileira com potencial para ampliar as exportações do produto.

A carne carbono neutro trabalha com os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e lavoura-pecuária (LP) para neutralizar os gases de efeito estufa emitidos pelo processo produtivo da bovinocultura de corte. Com uma criação de gado de balanço zero nas emissões.

O reconhecimento marca um novo passo da pecuária no esforço global de se produzir com o menor impacto possível ao meio ambiente.

“Mato Grosso do Sul está recebendo a caravana da rede Lavoura, Pecuária e floresta. Essa rede ela tem passado por vários estados e será finalizada durante esta semana aqui em Campo Grande. É importante a gente destacar que MS é líder deste tipo de sistema de integração com mais de 2,5 milhões de hectares que adotam algum tipo de integração”, salientou o secretário de Produção Jaime Verruck da Semagro.

O secretário disse que o Estado está buscando modelos tecnológicos para fazer esta difusão. “Queremos conhecer quais os modelos mais adequados de integração para que possamos replicar isso a novos proprietários”, afirmou.

A certificação da produção com emissões neutralizadas garante um preço diferenciado ao criador. O abate do gado criado dentro desse sistema foi operado pela Marfrig, único frigorífico brasileiro que apostou na iniciativa e auxiliou no financiamento das etapas finais da pesquisa.

”Hoje nós vimos um modelo de sucesso voltado novamente para as médias e grandes propriedades, onde nós vimos um foco muito claro na produção pecuária e fazendo a utilização através da produção de eucalipto”, pontuou o secretário.

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Mais de 600 policiais rodoviários federais serão nomeados por meio de decreto
Geral
Novos rótulos de alimentos começarão a valer neste domingo
Geral
WhatsApp testa bloqueio de prints em fotos e vídeos de visualização única
Geral
Energisa lança exposição literária de livros e gibis
Geral
Sai a lista sêxtupla da OAB
Geral
Curso de E-Comerce gratuito é oferecido na Capital
Geral
À procura de estágio? Confira as 132 vagas oferecidas pelo IEL
Geral
Deputados aprovam projeto que protege idosos vítimas de violência
Geral
Mega-Sena sorteia R$ 3 milhões nesta quarta-feira
Geral
Serviços do "Meu Detran" podem apresentar instabilidade nos próximos dias

Mais Lidas

Política
Marquinhos quer manter controle da prefeitura
Geral
Sai a lista sêxtupla da OAB
Polícia
JD1TV: Pedestre morre após ser atropelado por moto na Ceará
Polícia
Corpo de homem é encontrado queimado em rua do Nova Lima