Menu
Busca sexta, 15 de novembro de 2019
(67) 99647-9098
Governo - Festival America do Sul
Geral

MS é o quinto Estado mais competitivo, aponta ranking nacional

Segundo o secretário da Semagro, Jaime Verruck "é um resultado para se comemorar"

18 outubro 2019 - 14h39Sarah Chaves, com informações da assessoria

O Mato Grosso do Sul (MS) é o 5º Estado mais competitivo do Brasil, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados 2019, divulgado na manhã desta sexta-feira (18), pelo Centro de Liderança Pública (CLP) no Pregão da B3, em São Paulo.

A pesquisa feita pela CLP,  considera 69 indicadores, agrupados em 10 pilares estratégicos para o desenvolvimento brasileiro. Segundo os dados do ranking, em uma escala de 0 a 100, MS teve a pontuação de 64,3 acima da média nacional de 49,3. Nas quatro primeiras posições do ranking estão São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal e Paraná.

Ranking Geral:

De acordo com a pesquisa, as políticas públicas implantadas pelo Governo sul-mato-grossense proporcionaram boas performances nas áreas de Educação, Infraestrutura, Potencial de Mercado, Eficiência da Máquina Pública, Solidez Fiscal e melhora exponencial no pilar de Sustentabilidade Ambiental.

O secretário, do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) Jaime Verruck, acompanhou o evento. “Esse é um resultado para se comemorar. Temos um objetivo ousado, que é o de tornar Mato Grosso do Sul o primeiro Estado Carbono Neutro do país e os avanços demonstrados no ranking, com o pilar de Sustentabilidade Ambiental puxando nossa subida no ranking geral, nos mostram que estamos no caminho certo”, comentou.

Mato Grosso do Sul ainda foi um dos finalistas do prêmio de destaque em crescimento nos resultados do ranking entre 2016 a 2019.

“Quero destacar os cinco primeiros colocados no ranking. Coloquei o quinto também, pois os quatro primeiros (SP, SC, DF e PR) já estavam lá, mas o Mato Grosso do Sul avançou duas posições e fazer isso quando já se está no ‘top ten’ é muito difícil”, comentou em seu discurso o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa.

No pilar Sustentabilidade Ambiental do Ranking de Competitividade dos Estados, Mato Grosso do Sul ficou em 5º lugar, com 52,8 pontos. Esse pilar é composto por indicadores como as emissões de dióxido de carbono, (CO²), serviços de distribuição de água e tramaento de lixo e esgoto.

Mato Grosso do Sul também subiu para a 4º colocação nacional no pilar Potencial de Mercado, com 50,4 pontos. Neste quesito, o destaque do Estado foi para a taxa de crescimento (80,4), a segunda maior na comparação nacional, atrás de Roraima.

Neste pilar, o desempenho sul-mato-grossense também avançou no indicador tamanho de mercado. “Potencial de Mercado está muito vinculado ao crescimento do PIB, ao crescimento do agronegócio, da produção e da safra, da captação de empreendimentos”, finalizou o titular da Semagro.

Elaborado anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em conjunto com a Tendências Consultoria Integrada e a Economist Intelligence Unit, o Ranking de Competitividade dos Estados tem por objetivo ser uma ferramenta de planejamento e gestão para que os estados melhorem as condições de vida de seus habitantes.

Athus Ingles

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Vai viajar no feriado? Aeroporto da capital opera sem atrasos e cancelamentos
Geral
Ex-prefeito de Dois Irmãos, "Cascão", morre aos 87 anos
Geral
SAD fará leilão com lances a partir de R$ 200
Geral
Caminhão carregado de cerveja tomba em cruzamento
Geral
Pagamento do PIS/Pasep começa nesta quinta-feira
Geral
Veja a classificação do "maior concurso" feito pela Sesau
Geral
Mãe faz campanha de doação de sangue para tratar leucemia de Madu
Geral
Confira o que abre e fecha no feriado desta sexta-feira
Geral
Capivara é encontrada em sala de aula da UFMS
Geral
Detran divulga lista de veículos multados

Mais Lidas

Polícia
Família procura por jovem que desapareceu no Nova Lima
Polícia
Homem é morto por pistoleiros dentro da casa da ex-mulher
Polícia
Morador encontra corpo em caixa d'águá que estava vazando
Cidade
Cidade do Natal terá roda-gigante e carrossel gratuitos