Na última semana, foram acolhidos 21 moradores de rua em Campo Grande, o que normalmente não acontece, mas quando está mais frio eles aceitam a abordagem do trabalho diário, que é feito pelo Serviço Especializado em Abordagem Social/SEAS, subordinado à Diretoria de Proteção Social Especial de Média Complexidade da Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania/SAS. A SAS não pode obrigar ninguém a ir para os abrigos.
Durante a noite, os moradores em situação de rua são levados para o CETREMI onde recebem alimentação, banho, cama e agasalho e durante o dia são encaminhados para o Centro POP onde recebem todo atendimento psicossocial, almoço, lanche e no final da tarde são levados novamente para o CETREMI. Semana passada, cinco foram levados para suas casas e famílias. Do total dos abordados, 25 preferiram ficar na rua sem atendimento.
Neste período de inverno, as equipes intensificam o trabalho aumentando o número de veículos e de equipes e, proporcionalmente de abordagens. O CETREMI recebe os acolhidos quando a abordagem é feita à noite e o Centro POP quando de dia.
Trabalho
A SEAS/SAS trabalha na incidência de pessoas em situação de rua, abandono, trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes e outros, a fim de realizar encaminhamentos para os diversos serviços da Rede Socioassistencial e identificando nos territórios a incidência de situações de risco pessoal e social, com rompimento de vínculo familiar e violações de direitos de crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam os espaços públicos. A abordagem é realizada em processo de trabalho planejado de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos para atender, acompanhar e mediar acesso à rede de proteção.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Morre Haroldo Maiolino

Campo Grande atinge nota máxima em transparência pública

IBGE prorroga mais um vez a apuração e coleta de dados do Censo 2022

Ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães vira réu por assédio a funcionárias

Tapeado: cliente compra iPhone pela internet e recebe jogo de quebra-cabeças

JD1TV: Riedel assina parceria com Ministério das Mulheres em evento no Bioparque

Prazo para pagar a 3° parcela do IPVA encerra nesta sexta-feira

Bioparque deve continuar com entrada gratuita até o fim do ano, diz secretário

Licenciamento inicia em abril para veículos com placas final 1 e 2
