Menu
Menu
Busca quarta, 18 de setembro de 2024
Gov Refis - Set24
Geral

Nova Ferroeste é elegível para títulos verdes e deve ir a leilão até dezembro

Ramal Ferroviário irá conectar Mato Grosso do Sul ao Paraná e Santa Catarina

18 outubro 2022 - 09h52Sarah Chaves, com informações da assessoria

Após avaliação multidisciplinar, conforme os critérios de Transporte Terrestre da Climate Bonds Initiative (CBI), o projeto da Nova Ferroeste, corredor ferroviário que ligará Maracaju (MS) a Paranaguá, foi considerado elegível para emissão de títulos verdes, os Green Bonds.


Esses títulos são fundos financeiros disponíveis destinados a empreendimentos verdes.  “Com isso a gente passa a ter acesso a capitais e aporte de fundos que não teríamos em condições normais, porque são destinados somente a empreendimentos como esse”, completa o coordenador do Plano Estadual Ferroviário.

A expectativa do Governo do Estado é que o novo trecho da ferrovia que vai passar por 8 municípios de Mato Grosso do Sul seja licitado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), até o final do ano.


Ramal ferroviário nascido da parceria entre os governos do Paraná e Mato Grosso do Sul, a linha interestadual com 1.567 quilômetros vai dar origem ao Corredor Oeste de Exportação, conectando os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. Os estudos realizados para a elaboração do projeto para emissão de títulos verdes consideraram como fonte de energia das futuras locomotivas a eletricidade e o óleo diesel. Estas e outras informações técnicas contidas no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) serviram como base para a análise.


O índice de emissão de gases poluentes foi o principal fator considerado. O parecer final apontou a emissão de 16g CO2/TKU (tonelada/quilômetro útil), abaixo do limite das normas da CBI, que é de 24g CO2/TKU. A partir desse resultado, o projeto pode ser submetido a uma análise para certificação de títulos verdes.
“No Paraná, com o projeto da Nova Ferroeste, estamos dando uma contribuição para promover um novo ciclo de crescimento econômico através da consolidação de uma central logística, sempre em harmonia com o meio ambiente”, diz o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes.
“A engenharia sempre está disponível para conseguirmos grandes resultados, e a gente utilizou o máximo possível dela dentro de um conceito de sustentabilidade econômica”, completa Fagundes.


O investimento no modal ferroviário permite melhor aproveitamento energético no transporte de cargas, principalmente em longas distâncias. De maneira geral, o caminhão emite quatro vezes mais CO2 que o trem para levar a mesma carga. O transporte é a segunda atividade que mais contribui para as emissões globais de gases do efeito estufa, atrás apenas da geração de eletricidade.


O secretário de Estado de Meio Ambiente, Produção, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck destacou que isso coloca o projeto em mais consonância ainda com a meta do Governo do MS em se tornar Carbono Neutro em 2030. “Temos uma preocupação com a redução desses índices no Estado, e isso é recorrente em todo o mundo. Prova disso é o interesse de investidores em projetos com potencial para obtenção de títulos verdes e climáticos para entregar produtos e serviços de qualidade com o menor impacto ao meio ambiente. As certificações elevam a confiança e a transparência diante dos investidores e clientes”, sinalizou.


NOVA FERROESTE 


O projeto da Nova Ferroeste visa estimular o desenvolvimento econômico dos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, além da Argentina e o Paraguai ao promover uma opção logística mais eficiente e econômica. Estudos apontam a redução de até 30% no custo logístico com a implantação da ferrovia, além de reduzir o tráfego de veículos de carga em rodovias como a BR-163/MS/PR e a BR-277/PR.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Energisa emite nota com orientações e cuidados após casal morrer eletrocutado
Geral
Energisa emite nota com orientações e cuidados após casal morrer eletrocutado
Encontro FORTEC Centro-Oeste começa nesta quarta-feira na Capital
Geral
Encontro FORTEC Centro-Oeste começa nesta quarta-feira na Capital
Mega-sena sorteia prêmio nesta terça
Geral
Acumulada, Mega-Sena sorteia bolada de R$ 82 milhões nesta terça-feira
Marina Silva acredita que atuais penas são leves
Geral
Ministra defende endurecimento da pena por fogo intencional
Eclipse parcial acontece hoje
Geral
Eclipse parcial da Lua acontece nesta terça-feira
Família pede ajuda para encontrar homem que sumiu de UPA após crise convulsiva
Geral
Família pede ajuda para encontrar homem que sumiu de UPA após crise convulsiva
Jamil Name Filho, também conhecido como
Justiça
Julgamento do caso Playboy da Mansão avança e Jamilzinho pode ser ouvido hoje
 UPA do Jardim Leblon
Saúde
Ministério Público investiga falta de alimentação em UPAs e CRSs de Campo Grande
Marcelo Rios no segundo dia de júri do caso "Playboy da Mansão" -
Justiça
Rios chora ao receber autorização para ver família no julgamento do caso 'Playboy da mansão'
O encontro promovido por Beto Pereira contou com a participação de secretários estaduais, como Marcelo Miranda, e os diretores-presidentes da Fundação de Cultura de MS, Eduardo Mendes e Bruno Wendlingdo Turismo
Geral
Beto Pereira reúne mais de 1,6 mil pessoas para ouvir demandas da Capital

Mais Lidas

Delegado Tiago Macedo dos Santos depondo em juízo -
Justiça
Delegado chora e confirma ameaça de morte em bilhete em julgamento de Jamilzinho
Daniela Mercury arremessa banco durante show
Geral
Daniela Mercury arremessa banco no palco e gera crise com fabricante
Empresa de mineração
Oportunidade
Empresa de mineração abre 100 vagas para trabalhar em Corumbá
Seca na Amazônia
Meio Ambiente
Estudo revela que seca de 2024 pode ser a mais severa registrada no Brasil