Menu
Busca sexta, 31 de março de 2023
(67) 99647-9098
Camera Março23
Geral

Pediatria e clínica geral têm atendimento do Exército na Caravana da Saúde

Militares instalaram uma estrutura hospitalar no Albano Franco

21 maio 2016 - 13h10NoticiasMS

O Batalhão da Saúde do Comando Militar do Oeste (CMO) atendeu 235 pacientes nas especialidades pediatria e clínica geral só no primeiro fim de semana da Caravana da Saúde . Um bom número se considerada a meta de 720 atendimentos previstos no Hospital de Campanha, estrutura montada pelo Exército no Albano Franco.

Criado  em dezembro de 2014, o Batalhão da Saúde detém uma estrutura de 32 containers equipados com as mais diversas especialidades, entre elas enfermaria, laboratórios, exames de imagens como ultrassonografia e raio-X, sala de cirurgia, UTI e clínica odontológica. Três desses containers foram instalados na Caravana da Saúde, que pelo seu foco de atendimento à comunidade não foge da proposição do Exército.

“É uma estrutura preparada para atender soldados feridos em combate, mas nosso lema é ‘Braço forte. Mão amiga’, então temos nossa parcela social no ‘mão amiga’”, relacionou o responsável pelo Hospital, tenente-coronel Humberto Bortoletto. O Hospital de Campanha dispõe de um médico pediatra e um clínico geral para atendimento nos finais de semana durante o evento.

Pela extensão e movimento, a  Caravana é o primeiro grande evento para o Batalhão de Saúde no Estado. “É uma oportunidade de testar o material e formar o pessoal para o atendimento continuado”, afirmou o coronel, destacando a estrutura da iniciativa. “Está tudo muito bem organizado, todos os pacientes chegam cadastrados e a logística está muito boa. O Governo do Estado está de parabéns e pode contar com a parceria do Exército para eventos futuros”, afirmou.

Depois de ser atendida na oftalmologia, Lenise da Silva Martins aguardava sua vez na pediatria. Veio em busca de socorro para o pequeno Enzo Vinícius, de um ano e quatro meses, com sintomas de gripe. “Fui muito bem atendida pelo oftamologista, não ia conseguir tão cedo se tivesse ido no posto”, elogiou a mãe que, depois de ter o filho atendido, ainda iria tentar um encaixe na psiquiatria.

A aposentada Luciana Chaparra também aguardava atendimento com médico clínico, no Hospital de Campanha. “Tenho pressão alta e estou com muita dor na coluna e dor nas pernas. Já fui no posto, mas não tive encaminhamento, então vim buscar atendimento aqui”.

 

O Batalhão da Saúde é formado por 32 militares. A unidade participa regularmente do combate ao Aedes aegypty com um Posto de Atendimento Avançado formado por barracas que dão suporte nas ações contra o mosquito.

Caravana – Depois de percorrer dez microrregiões de Mato Grosso do Sul e atender milhares de pessoas com consultas, exames e cirurgias, a Caravana da Saúde, do Governo do Estado, chega à Capital com estimativa de realizar 72,8 mil procedimentos em 11 especialidades médicas. Nesta última etapa terão acesso aos serviços de saúde, educação, cidadania e lazer os moradores da Capital e mais 16 municípios. Os atendimentos ficam concentrados no complexo montado no Centro de Convenções Albano Franco, onde são atendidos pacientes previamente agendados pelas secretarias municipais de saúde. Os atendimentos da Caravana no Albano Franco começaram no último dia 10 e continuam até 29 de maio.

Estação Criança

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
JD1TV: Acusados de matar jovem em lava-jato são condenados a 12 anos
Geral
Em reunião, Riedel reafirma compromisso com inclusão e segurança alimentar
Geral
Governo pretende reavaliar pisos para gastos com saúde e educação
Geral
Após 48 dias, Balneário Municipal de Bonito reabre para Semana Santa
Geral
Após 6 anos, envolvidos em morte de jovem em lava-jato são julgados na Capital
Geral
JD1 NO AR estreia hoje em Corumbá
Geral
Agems fecha convênio para manejo de resíduos sólidos em Novo Horizonte do Sul
Geral
Energisa investirá cerca de R$6 bilhões em melhorias para 2023
Geral
Portaria certifica sete novos pontos de descanso para transporte rodoviário
Geral
Prazo para pagar 3ª parcela do IPVA 2023 encerra amanhã

Mais Lidas

Polícia
Mesmo com medida protetiva, Cinthya foi assassinada a tiros na frente do filho
Brasil
Sertanejo Matheus, dupla com Zé Henrique, morre atropelado em SP
Brasil
Motorista morre dirigindo ônibus e estudante salva colegas ao estacionar veículo
Interior
Tragédia: Homem mata esposa a tiros e tira a própria vida na frente de criança em Rio Brilhante