Menu
Busca sexta, 03 de abril de 2020
(67) 99647-9098
TJMS Topo
Geral

Pesquisa aponta crescimento da confiança do empresário da capital

Os dados são da pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que mede o Índice de Confiança do Empresário do Comércio

27 fevereiro 2020 - 16h17Marya Eduarda Lobo, com informações da assessoria

Campo Grande apresenta a segunda alta seguida na confiança do empresário, chegando a 136,1 pontos em fevereiro, 1,6% a mais que o mês passado. Os dados são da pesquisa mensal da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que mede o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC). Em relação ao mesmo período de 2019, há uma redução de -1,1%.

A pesquisa aponta ainda que as empresas com mais de 50 empregados apresentaram um índice mais significativo, de 158,2 pontos. As que têm menos, o índice alcançou 135,5 pontos. Para 49,5% dos empresários ouvidos, a condição atual da economia brasileira melhorou um pouco.

No que tange aos negócios, 52,7% também admitiram essa melhora. Esta perspectiva foi sentida acerca das expectativas sobre a economia (para 46,8% deverá melhorar muito) e sobre o comércio (para 49,4% melhorará um pouco).

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) é um indicador antecedente apurado entre os tomadores de decisão das empresas do varejo, cujo objetivo é detectar as tendências das ações empresariais do setor. A amostra é composta por aproximadamente seis mil empresas situadas em todas as capitais do País; e os índices, apurados mensalmente, apresentam dispersões entre zero e 200 pontos, sendo 100 pontos o nível base de satisfação.

O índice é construído a partir de nove questões. As três primeiras, que constituem o Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec), comparam a situação econômica do País, do setor de atuação e da própria empresa em relação ao mesmo período do ano anterior. As três perguntas seguintes avaliam os mesmos aspectos, mas em relação ao futuro no curto prazo, e formam o Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC).

Em todas as seis primeiras perguntas, as opções de resposta são as seguintes: (i) Melhorou/Melhorará muito; (ii) Melhorou/Melhorará um pouco; (iii) Piorou/Piorará muito; e (iv) Piorou/Piorará um pouco. Além dos dados nacionais, os nove componentes do Icec também são divulgados segundo as cinco regiões geográficas do Brasil.

As últimas três perguntas que compõem o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) abordam questões mais específicas, relativas aos seguintes temas: (I) Expectativa de contratação de funcionários para os próximos meses (aumentar muito, aumentar pouco, reduzir pouco ou reduzir muito); (II) Nível de investimentos em relação ao mesmo período do ano anterior (muito maior, um pouco maior, um pouco menor ou muito menor); e (III) Nível atual dos estoques diante da programação de vendas (abaixo do adequado, adequado ou acima do adequado).

Ajuste sazonal: sujeitas ao comportamento sazonal do nível de atividade do comércio e da atividade econômica em geral, as séries passaram a ser dessazonalizadas através do método de médias móveis centradas, permitindo a comparação mensal (mês sobre o mês anterior) dos componentes do Icec.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Isolamento social no MS é monitorado por sistema inteligente
Geral
Sucuri devora cachorro e precisa ser resgatada durante digestão
Geral
“Mandetta constrói, Bolsonaro destrói”, diz Fábio Trad
Geral
Governo quer até veterinários na luta contra o coronavírus
Geral
Vídeo - Tatá Marques esclarece polêmica com comerciantes
Geral
Marquinhos paga servidores nesta sexta
Geral
1º sorteido da Mega-Sena em abril pode pagar R$ 4,8 milhões nesta quarta
Geral
Processo para aquisição da primeira CNH tem prazo prorrogado
Geral
Reinaldo prorroga suspensão de aulas até 3 de maio
Geral
Universal transformará templos em hemocentros

Mais Lidas

Política
Vídeo - Alcolumbre se diz curado do coronavírus e apoia isolamento
Cidade
Coronavírus - Detran alerta a importância de higienizar veículos
Saúde
MPT define medidas sanitárias para o transporte coletivo urbano
Geral
Isolamento social no MS é monitorado por sistema inteligente