Menu
Busca quarta, 27 de setembro de 2023
(67) 99647-9098
Gov Educação_Set23
Geral

Prefeitura de Bonito esclarece boato de "eutanásia de animais em massa"

"Tenho certeza que a equipe do CCZ e da Secretaria de Saúde estão agindo conforme a lei", declarou o prefeito Josmail

13 agosto 2023 - 15h49Sarah Chaves, com informações do Bonito Informa

Após o recolhimento de animais em situação de rua e a respectiva testagem de exames para leishmaniose, a Prefeitura de Bonito, recebeu acusações de “extermínio em massa”, de animais com a doença e publicou um comunicado para esclarecer as más interpretações.

Conforme nota, a medida realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de recolhimento, não prevê o sacrifício ou a morte dos mesmos, mas sim a garantia do controle sanitário do município.

"Animais recolhidos, recebem testes de Leishimaniose e verificação de doenças graves, infectocontagiosas e incuráveis que coloquem em risco a vida de outros animais e outros humanos. Nenhum animal de rua recebeu eutanásia em Bonito, mesmo após a publicação da medida. Em dois meses após a publicação da medida, apenas um animal em estado de rua foi recolhido, e seu tutor, após saber do recolhimento o buscou imediatamente".

Voluntária de uma Ong em Bonito, Geruza Mascote relata que há anos se comunica com a Prefeitura e até o pedido de Censo dos Animais de rua foi atendido. "Sempre parceiro e atendendo a gente com boa vontade. Acho que as pessoas precisam conhecer mais antes de sair falando coisas que não existem”.

Em depoimento sobre o assunto, o Prefeito Josmail Rodrigues, comenta que tem várias medidas em favor dos animais. "A gente ama e gosta dos bichos, mas o que não podemos é deixar os bichinhos abandonados na rua, isso não pode, é dever do município tomar uma atitude em relação a isso, e tenho certeza que a equipe do CCZ e da Secretaria de Saúde estão agindo conforme a lei, acho que o que aconteceu aqui foi mal interpretação do assunto, inclusive convido a todos conhecer o trabalho que fazemos no município pela causa animal".

Conforme prevê a Lei Nº 14.228, de 20 de outubro de 2021, no Art. 2º. "Fica vedada a eliminação da vida de cães e de gatos pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos oficiais congêneres, com exceção da eutanásia nos casos de males, doenças graves ou enfermidades infectocontagiosas incuráveis que coloquem em risco a saúde humana e a de outros animais".

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Sanesul orienta população sobre o uso consciente de água no calor
Geral
Queimadas levam Riedel às redes sociais
Geral
Bloqueio de recall impede licenciamento de 68 veículos em MS
Geral
Adriane destaca participação feminina em cargos de liderança
Geral
MS é destaque na área da segurança pública em ranking nacional
Geral
Aeroporto de Campo Grande contará com nova administração em meio a "feriadão"
Geral
Fisiculturista de 34 anos morre vítima de infarto fulminante
Geral
"Miranha" de Campo Grande encanta crianças e faz renda extra
Geral
Calorão aumenta venda de climatizadores na Capital
Geral
Santa Casa procura família de paciente 'desconhecido' na Capital

Mais Lidas

Clima
RECORDE: Termômetro em Corumbá marca 50ºC
Clima
Calor aumenta e termômetro marca 55ºC em Corumbá
Comportamento
Piscininha, amor: Confira lugares para se refrescar e curtir em Campo Grande
Polícia
Após 3 horas de busca, Bombeiros encontram corpo de Kauan em Campo Grande