O Procon Municipal, por meio da Subsecretaria de Defesa do Consumidor, encaminhou no fim da tarde desta quarta-feira (31), ao Executivo Municipal, um requerimento solicitando a revisão da decisão que parcelou o retroativo da Cosip em seis vezes.
O pedido, de acordo com o subsecretário de Defesa do Consumidor, Valdir Custódio, se deve ao fato de a decisão afetar o orçamento dos cidadãos campo-grandenses lhe impondo desequilíbrio financeiro.
“Apresentamos o parecer técnico informando que a relação de consumo que existe entre o cidadão e a municipalidade deve obedecer a um critério de estabilidade econômica. E quando se impõe a um cidadão que não deu causa à suspensão, que não deu causa à discussão que levou a suspensão da Cosip e lhe imputa um pagamento excessivo, seja este à vista, ou em poucas parcelas, está quebrando este equilíbrio. Está surpreendendo quem não é culpado pelo assunto. Impondo a ele um prejuízo, uma penalidade financeira”, explicou.
O subsecretário de Defesa do Consumidor frisou ainda que o parcelamento em seis vezes vai contra o principio constitucional que é o da modicidade e por consequência afeta a dignidade da pessoa humana. “Afeta a balança delicada que é o orçamento familiar”.
Valdir informou ainda que após ter se reunido com o prefeito Marquinhos Trad, ele se mostrou sensível às explanações, e de imediato autorizou reabrir a discussão em prol dos cidadãos. “Depois que lhe mostramos todos os argumentos ele autorizou rever a quantidade de parcelas que serão aplicadas no retroativo da Cosip. O nosso requerimento é que este seja feito em 12 vezes”, finalizou.
O pedido será debatido entre Executivo Municipal, Subsecretaria de Defesa do Consumidor, Procuradoria Geral do Município e Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento.
Cosip
A taxa de iluminação pública ficou suspensa por 180 dias e voltou a ser cobrada depois que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul declarou inconstitucional a lei que suspendeu a cobrança da Cosip em Campo Grande.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Brechós agregam vintage e podem substituir alta-costura com looks de inverno

Tiktokers "presenteiam" crianças negras com bananas e macacos de pelúcia; vídeo

Hospital Regional terá horário de visitas ampliado a partir de 1º de junho

Divulgada pontuação dos candidatos em processo seletivo para monitor de alunos

De forma inesperada, pai foi impedido de registrar filha em cartório por ser cego

Mais de 400 candidatos passam para 2ª fase do concurso para juiz, do TJMS

Em menos de 24h para encerrar, Receita espera mais de 9 mil declarações em MS

Desafio viraliza e streamer morre após beber várias garrafas de vodca em vídeo

Nota MS Premiada terá sorteio nesta quarta-feira
