Menu
Busca sexta, 07 de maio de 2021
(67) 99647-9098
Sebrae
Geral

Religiosidade e territórios etnoeducacionais são temas do próximo encontro do "Abril Indígena"

15 abril 2021 - 17h32Joilson Francelino, com informações da assessoria

Em homenagem ao mês dos povos indígenas, celebrado em abril, a Defensoria Pública de MS, por meio da Escola Superior da Defensoria Pública de MS (ESDP-MS) e com o apoio da Associação das Defensoras e Defensores Públicos de MS (ADEP-MS), está realizando o Webna?rio Abril Indígena.

A programação do evento traz apenas palestrantes indígenas e está acontecendo semanalmente pelo canal no YouTube da Escola Superior da Defensoria Pública de MS. O primeiro encontro aconteceu no dia 9 de abril e tratou da Cosmovisão Guarani e Kaiowá. Os próximos eventos estão programados para acontecer nos dias 16, 23 e 30, das 9h às 12h (horário do MS).

Encontro do dia 16/04 – As reflexões do segundo dia de evento começam em torno da Religiosidade e conflitos com a palestrante Lúcia Pereira, mestra em Antropologia Social (UFGD).

Em seguida, Simone Eloy Amado, doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ), discursará a respeito dos Territórios Etnoeducacionais.

O tema Educação – Acesso encerra a programação do segundo encontro virtual, com a apresentação do professor auxiliar da UFGD, Eliel Benites, que também tem mestrado em Educação (UCDB).

A mediarão desse bloco será da coordenadora do Nupiir, defensora pública de Segunda Instância, Neyla Ferreira Mendes; do coordenador do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), defensor público Mateus Augusto Sutana e Silva; e do coordenador do Núcleo de Ações Institucionais e Estratégicas (NAE) e chefe de gabinete em exercício, defensor público Pedro Paulo Gasparini.

Encontro do dia 23/04 – Fernando da Silva Souza (Terena), que possui graduação em Administração Rural pelo Centro Universitário da Grande Dourados, abrirá o terceiro módulo de estudos com a questão da Saúde – Subsistema.

Logo depois, a Saúde Mental – crise e reflexos na violência doméstica será apresentada pela mestra em Integração Contemporânea da América Latina (UNILA), Clara Barbosa de Almeida.

A mediação será com a coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), defensora pública Thais Dominato Teixeira.

Encontro do dia 30/04 – O último evento do webnário Abril Indígena discutirá o Papel da DPE na consolidação dos Direitos Indígenas, com o convidado especial Luiz Henrique Eloy Amado que é advogado da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e tem pós-doutorado em Antropologia pela École des Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS), de Paris.

Inscrições: Clique aqui para fazer a sua inscrição, até? o dia 16 de abril.

Certificado: O evento é formado por 4 palestras on-line, por isso, para garantir o certificado será necessário registrar presença em 3 delas.

Girafa

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Mais de 250 empregos podem ser gerados por projetos do Codecon
Cidade
Prefeitura abre pré-cadastro para vacinação de pessoas entre 18 e 29 anos
Saúde
MS recebe mais de 50 mil doses da AstraZeneca nesta quinta
Geral
Leilão do exército tem 38 caminhões, ônibus e picapes
Geral
Depac Cepol suspenderá atendimento na manhã desta sexta-feira
Geral
Motociclista invade preferencial e quase morre em acidente
Geral
Candidatos ao estágio remunerado da PGE podem conferir lista de pontuação
Geral
Vídeo: caminhão carregado de tijolos tomba "igual" Karol Conka
Geral
Capital prorroga inscrições de processo seletivo para assistente de educação infantil
Geral
Governo lança "Aqueça Uma Vida" para arrecadação de agasalhos

Mais Lidas

Polícia
Jacaré é capturado dando 'rolê' em cidade de MS
Internacional
Estados Unidos inicia vacinação contra a Covid-19 em Nova York
Polícia
Morador de rua tenta matar desafeto a pauladas no interior do Estado
Polícia
Briga por capacete acaba em tentativa de homicídio