Menu
Busca domingo, 29 de março de 2020
(67) 99647-9098
TJMS topo
Geral

Riedel diz que “iniciativas garantem eficiência da segurança “

Programa "Escola Segura, Família Forte" analisa a interação social entre instituições de ensino, polícia e comunidade

23 fevereiro 2020 - 16h39Priscilla Porangaba, com informações da assessoria

Lançado pelo Governo de Mato Grosso do Sul em 2017 o programa "Escola Segura, Família Forte" ganha destaque no cenário internacional. 

O programa da Secretaria de Gestão Estratégica (Segov), em parceria com a secretaria estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e as secretarias de Educação estadual (SED) e municipal (Semed) analisa a interação social entre instituições de ensino, polícia e comunidade como também a eficácia das políticas públicas de segurança na melhora dos indicadores escolares dos locais atendidos pelo programa.

As rondas ostensivas e preventivas, executadas pela Polícia Militar, em 60 escolas municipais e estaduais da capital, garantem segurança para estudantes, professores e pais nas instituições de ensino e arredores.

Segundo analise do secretário de Governo, Eduardo Correa Riedel, a iniciativa está além dos estudos já realizados anteriormente no país sobre o tema, já que o programa possui certificação global por ser pioneiro.

Riedel explica que todo o processo é motivo de muito orgulho. "Fomos selecionados na convocatória internacional realizada pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), da qual 90 projetos de países da América Latina foram inscritos, e apenas dois no Brasil foram contemplados. Isso demonstra que estamos no caminho certo: trabalhando com critério e inovação para melhorar a qualidade de vida da população, mesmo diante de uma conjuntura financeira difícil na economia do País”, explicou.

Uma comissão formada pelo técnico do CAF, Eduardo Fagre, e representantes das secretarias inseridas no projeto participaram de uma reunião estratégica na sede da Governadoria para discutir a fase final de avaliação do programa.

De acordo com o superintendente de Gestão Estratégica da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Tanner Nogueira, ficou acordado com a instituição latina uma pesquisa de campo programada para o mês de abril, sobre a eficácia do programa na melhora do ambiente escolar, com os quatro mil alunos atendidos pelo projeto.

Após uma análise criteriosa do CAF, os dados serão apresentados no segundo semestre com um diagnóstico preciso sobre a melhora na aprendizagem dos estudantes, em disciplinas fundamentais no ranking do IDEB, como português e matemática.

Já Eduardo Fabre, um dos avaliadores da CAF, elogiou o comprometimento e o papel de do Governo do Estado junto ao programa. “O alinhamento das secretarias é fundamental para entender e canalizar todas as necessidades do programa. Vejo isso de uma forma muito positiva”.

 

Assembleia - Mais ALEMS

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Confira a lista de ganhadores do Nota MS Premiada
Geral
Semagro articula com empresa de Três Lagoas doação de material para fabricar 48 mil máscaras
Geral
McDonalds doa refeições para profissionais da saúde na capital
Geral
Ganhador da Mega-Sena pode levar R$ 2,5 mi neste sábado
Geral
Atenção: Nota MS Premiada sorteará R$ 300 mil neste sábado
Geral
Heber Xavier assume Santa Casa
Geral
Hospital Regional de Ponta Porã instala estrutura para pacientes com dengue
Geral
Campanha ajuda pessoas necessitadas na capital durante pandemia de Covid-19
Geral
AO VIVO – Atualização de casos de coronavírus em MS
Geral
Reinaldo adota linha mais discreta, é criticado, mas resultados são bons

Mais Lidas

Saúde
Receitas de medicamentos da Casa de Saúde são prorrogados por mais 3 meses
Agronegócio
Calendário de vacinação e plano de ação contra aftosa serão mantidos em MS
Polícia
Adolescente se irrita e esfaqueia o tio após buzinada no portão
Geral
Confira a lista de ganhadores do Nota MS Premiada