Buscando promover a dignidade de pessoas mediante o pagamento de benefício social a cuidadores, não remunerados, de pessoas com deficiência, o Governo de Mato Grosso do Sul lançou nesta quarta-feira (4), o Programa 'Cuidar de Quem Cuida'.
A ação visa a melhoria da qualidade de vida às famílias vulnerabilizadas pela pobreza e exclusão social. "O apoio não é só como repasse, mas como estratégia do governo de atingir o público alvo que não está se encaixando dentro da prosperidade do Estado", elencou o governador Eduardo Riedel.
Ainda de acordo com o governador, o programa surgiu das sistuações das famílias que tem uma pessoa que precisa ficar em casa para cuidar de outra e não tem como buscar uma oportunidade de emprego.
A previsão é que cada cuidador, obedecendo aos critérios estabelecidos no projeto de lei que será enviado à Assembleia Legislativa, receba R$ 900 por mês. Dados levantados pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) estimam que ao menos 2 mil pessoas em Mato Grosso do Sul estariam aptas para recebimento do benefício.
A titular da Sead, Patrícia Cozzolino, contou que a pasta já tem os endereços das pessoas que estão credenciadas no Cadastro Único (CadÚnico), e nos próximos meses, os técnicos da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos irão procurar novos beneficiários e o cadastramento também estará disponível a partir de um link no site da secretaria www.sead.ms.gov.br para que cuidadores, não localizados na busca prévia, possam realizar o cadastro para concorrerem ao benefício
Um das medidas de desburocratização é a não exigência de laudo médico do paciente, sendo que no CadÚnico é por autodeclaração, no entanto, as famílias inscritas no programa 'Cuidar de Quem Cuida', receberão visitas periódicas para essa análise.
Informações da Sead esclarecem que o benefício tem como público principal os cuidadores de pessoas com dependência grau 2 e 3. Grau de dependência nível 2 se aplica para pessoas com dependência em até três atividades de autocuidado para a vida diária, tais como: alimentação, mobilidade, higiene, sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada.
O grau de dependência nível 3 abrange pessoas com deficiência que requeiram assistência em todas as atividades de autocuidado para a vida diária e ou com comprometimento cognitivo.
Durante a permanência no programa, o cuidador e a pessoa sob sua responsabilidade serão acompanhados por equipe multidisciplinar da Sead.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Dezembro Verde conscientiza contra o abandono e maus tratos a animais

JD1TV: Curso gratuito de panetone ajuda a promover renda extra a empreendedoras

JD1TV: Soltos na rua, pitbulls fazem três vítimas em MS

Governador do AM quer que dono da 'Amazon' pague pelo uso do nome

Com saldo positivo, MS registrou 2.265 novos postos de trabalho em outubro

Jota Abussafi permanece internado na Capital sem previsão de alta

Pesquisa elege BR-163 a melhor rodovia do estado

Mulher é flagrada descendo rua em carrinho de bebê em alta velocidade; vídeo

Workshop gratuito de fotografia pelo celular está com inscrições abertas
