O ex-deputado Edson Giroto, o empresário João Amorim, o ex-diretor da secretaria de obras Wilson Roberto Mariano e Flavio Henrique Garcia, estão vivendo uma experiência, que jamais pensariam que pudessem protagonizar: a de serem presidiários. Acostumados com o luxo e a vida em mansões e restaurantes, agora enfrentam as dificuldades da vida no presídio.
Mas como é a vida no Centro de Triagem, anexo ao Presídio de Segurança Máxima?
O JD1 Notícias conversou com pessoas que conhecem por dentro o cotidiano daquela unidade de detenção, e soube em detalhes, o que ali se passa.
No local, existe certa “liberdade”, isso por que o horário de confinamento a cela é menor que nos presídios normais, a planta da unidade prisional tem o desenho de um retângulo sendo que as celas estão em volta , de um pátio menor. As grades das celas – portas são abertas às oito da manhã e fechadas aàs 16h15, período de pouco mais de oito horas onde os presos podem ficar circulando em uma área comum a todos.
Os detentos podem tomar sol ou conversar, alguns optam por ler, ou mesmo permanecer nas celas. Com isso, todos que ali estão presos, têm a liberdade de caminhar e se movimentar a maior parte, com mais horas diárias de exposição ao sol, o que “ameniza” a sensação do cárcere. Não há quadras de esportes nem outro tipo de atividade para os detentos.
As celas acomodam vinte e quatro presos – que foge daquela superlotação de presídios que é comum no sistema penitenciário e oito “treliches” construídas em concreto servem de cama para os presos.
Giroto, Amorim, Mariano e Flavio está na cela 17. Eles são suspeitos de envolvimento no desvio de verbas de obras públicas, e foram levados para lá após novo pedido de prisão ter sido expedido durante a fase “Fazenda de Lamas” da operação Lama Asfáltica. A cela estaria com 25 presos, o que faria com quem um dos detentos estivesse dormindo no chão, informação não confirmada pela reportagem.
Presos dividem banheiro e banho é frio mesmo com baixas temperaturas
Em cada cela, um único banheiro atende todos os presos. Com um vaso sanitário e pouca privacidade, os locais de banho não têm água quente, nem chuveiro elétrico, o que obrigara a todos, a tomarem banho frio, mesmo em temperaturas menores que dez graus, como as previstas para os próximos dias.
A alimentação é básica, o café da manhã, é composto café com leite ou chá, e pão com manteiga. Almoço e janta, são arroz, feijão e uma carne, todas fornecidas por uma empresa que abastece os estabelecimentos penais.
A maioria dos presos que ali estão, é composta de policiais a espera de julgamento. A defesa dos presos já pediu para que eles voltassem para a sede do Garras (Delegacia Especializada em Assaltos e Sequestros), porém o pedido ainda não foi analisado.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Promotoria acompanha internações involuntárias e notifica clínica em Fátima do Sul

Falhas estruturais no CEM expõem pacientes a riscos e viram alvo do Ministério Público

Câmara está 'tranquila' sobre vereador investigado por violência doméstica em Glória de Dourados

Prefeitura está proibida de cobrar IPTU acima da inflação para qualquer tipo de imóvel

Por assassinato a facadas, homem pega 8 anos de prisão em Campo Grande

VÍDEO: Empresária grava marido com vestido e loja do Noroeste vira assunto na internet

Caso Vanessa Ricarte: Feminicídio completa um ano e mobiliza protesto por julgamento

VÍDEO: Sol é expulsa do BBB 26 após agressão contra Ana Paula

Confiança da população no SUS aumenta nos últimos anos, revela levantamento da OCDE







