Menu
Busca quinta, 21 de setembro de 2023
(67) 99647-9098
TJMS Set23
Geral

Saiba quais são os cuidados necessários com os pets no frio

Animais também podem enfrentar problemas de gripe

15 junho 2023 - 12h50Sarah Chaves

É importante se atentar as doenças de inverno que podem afetar cães e gatos durante o período de temperaturas mais baixas. Animais também podem enfrentar problemas de gripe. O animal com febre fica abatido, diminui a alimentação e deve ser encaminhado para consulta a aferição de temperatura pelo nariz é precipitada, conforme recomendação da Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea).

Na hora de medicar, não se deve  utilizar qualquer tipo de substâncias anti-inflamatórias que podem provocar o óbito da mascote, vítima de perfuração gástrica. Os felinos, por exemplo, são intolerantes a medicações como o paracetamol. A baixa nutrição e imunidade também contribuem para o aumento do índice de infecções. Então, qualquer tratamento deve ser indicado após avaliação de um médico veterinário.

Vacinação 

O gestor da Diretoria Geral de Direitos Animais, médico veterinário Bruno Wagner, alerta que, mesmo nas estações mais frias, não se deve descuidar no controle de ectoparasitas como pulgas, carrapatos e mosquitos. O recomendável é manter o uso de coleiras inseticidas e produtos tópicos.  “Embora haja uma redução, eles continuam no ambiente provocando doenças e processos alérgicos”, explica.

Alimentação 

A quantidade e o tipo de ração oferecida aos animais deve ser a mesma nas quatro estações do ano e os passeios diários, preferencialmente, em horários de sol, com os devidos cuidados impostos pelo distanciamento em função do novo coronavírus.

Higiene 

Se for dar banho no animal, secar bem, após uma ducha que deve ser de água morna, afastando a possibilidade de fungos na pele e doenças como otite. E durante a lavagem, o indicado é a utilização de produtos leves como o sabão de coco ou glicerina.

Animais de pelo médio ou longo, resistem mais ao frio e não necessitam de vestimentas pesadas. Mas se o tutor achar importante, deve estar atento ao embolamento dos pelos que podem provocar lesões de pele e prurido. Mas as raças de pelo curto, como pinscher, chihuahua e dachshund, sentem mais frio. Os gatos, geralmente, não se adaptam bem com roupinhas. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Justiça
STF marca julgamento de ação que descriminaliza aborto
Geral
Grupo Pereira promove Campanha Nacional de Contratação de PCDs
Geral
Familia doou órgãos de bebê de 2 anos que morreu após se afogar em piscina
Geral
Mega-Sena acumula de novo e prêmio sobe para R$ 35 milhões
Geral
JD1TV: Área de preservação em Bonito é incendiada após queda de raio
Geral
Pessoas em situação de rua podem procurar a SAS para aliviarem o calor
Geral
Deputados de Mato Grosso do Sul discutem índices de acidentes de trânsito
Geral
Ibama revalida multa de Bolsonaro por pesca ilegal
Comportamento
Seu Jorge deve apostar em repertório do The Town em show de Campo Grande
Geral
Polêmica: Munhoz e Mariano são processados por darem whisky a menino de 15 anos

Mais Lidas

Polícia
AGORA: Bandido que roubou joalheria morre em troca de tiros com o Choque no Noroeste
Justiça
TRE-MS já tem lista tríplice
Polícia
Cansada de ser abusada, enteada mata padrasto a facadas no Los Angeles
Cidade
Morre Antônio João