A Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Santa Casa de Campo Grande realizou nesta sexta-feira (19) e sábado (20) duas captações de órgãos. Desta vez, um homem e uma mulher doaram rins e córneas.
Na primeira captação, os rins foram transplantados na Santa Casa em dois pacientes que aguardavam na fila. Já as córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos do hospital. Na segunda, um dos rins da paciente foram encaminhados para São Paulo e o outro para o Rio de Janeiro por meio de um avião comercial. Assim como na primeira captação, as córneas permaneceram no Banco de Olhos da instituição.
Neste ano, a CIHDOTT já soma nove doadores de órgãos no hospital. De janeiro a abril, foram entrevistadas pela Comissão 14 famílias e destas apenas cinco autorizaram a doação de órgãos. Ao todo foram captados 10 rins, um pulmão e três fígados. Este ano, aconteceram no hospital cinco transplantes renais com doadores falecidos e dois com doadores vivos.
A morte é confirmada por uma série de exames. A partir daí, a comissão entra em ação. A coordenadora do setor, Ana Paula das Neves, explica que o trabalho inicia com a detecção do potencial doador, viabilização do diagnóstico de morte encefálica e a manutenção dos órgãos.
Em seguida, a Comissão estabelece contato com familiares em busca do consentimento pela doação. “Por isso, é muito importante que em vida as pessoas comuniquem sua família sobre a vontade de ser um doador de órgãos”, finaliza Ana Paula.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo Brasileiro enviará ajuda humanitária ao Equador e Peru após terremotos

Ninguém acerta e Mega-Sena acumula em R$ 53 milhões

Carreta tem problema mecânico e bloqueia parte da BR-163

Soraya registra ocorrência na Polícia Federal após ser xingada em programa ao vivo

Brasil deixará de ser atendido pelo 99Food em abril

Ministra dos Povos Indígenas desembarca na Capital para reunião com Riedel

Jovem que sobreviveu à acidente que matou amigas na BR-163 recebe alta

Traidor sim, corno nunca! Com 18 namoradas, bombeiro exigia fidelidade

Amarildo será velado na Assembleia a partir das 20h30
