Menu
Busca sexta, 01 de dezembro de 2023
(67) 99647-9098
Governo Dengue Nov23
Geral

Sepulturas sem manutenção devem ser 'tomadas' pela prefeitura em cemitérios municipais

Os familiares que possuem parentes enterrados em um dos locais, devem procurar o espaço para fazerem a adequação das covas e sepulturas

04 outubro 2023 - 12h34Brenda Assis

Os familiares de pessoas enterradas em Cemitérios Públicos Municipais, como o Santo Amaro, Santo Antônio e São Sebastião/Cruzeiro, devem procurar os locais para serem orientados sobre o projeto estrutural de readequação que define as medidas e materiais a serem utilizados nos jazigos e suas gavetas.

Por conta disso, a prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria o Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), está fazendo um chamamento público a população para dar seguimento a reorganização e aperfeiçoamento dos Cemitérios. O chamamento público e notificação à população foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (4). 

Dessa forma, a prefeitura convoca os titulares de túmulos/familiares de pessoas sepultadas em alguns dos Cemitérios Municipais, em jazigos perpétuos para que procedam à devida impermeabilização (construção de gavetas), reparos necessários e a limpeza geral dos referidos túmulos, em conformidade com o que dispõe a Lei Municipal n. 3.909/2001 e a Resolução CONAMA n. 335/2003.

Conforme a publicação, os corpos sepultados em covas e túmulos abandonados, destruídos, sem conservação, sem nomes ou placas de identificação, uma vez não tomadas as devidas providências por parte dos respectivos titulares/familiares para adequá-los à legislação terão os terrenos revertidos para posse do patrimônio da Prefeitura nos termos da legislação vigente.

Os proprietários ou representantes legais de túmulos devem comparecer no horário de expediente do respectivo cemitério municipal de interesse (de segunda a sexta-feira, das 07 horas às 11 horas e das 13 horas às 17 horas), onde receberão as orientações acerca do projeto estrutural de readequação que define as medidas e materiais a serem utilizados nos jazigos e suas gavetas.

O prazo para regularização das exigências previstas é de 60 dias, e a partir desta data não serão permitidos sepultamentos em desacordo com a legislação vigente, notadamente, em covas sem impermeabilização.

Ainda conforme o Diário Oficial, as ações visam adequar os lotes conforme normativa federal Resolução CONAMA n. 335/2003, que dispõe sobre o licenciamento ambiental de cemitérios, bem como regularizar a situação das áreas cemiteriais no que tange ao licenciamento ambiental em consonância às condicionantes expedidas pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente).

Asilo

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Dezembro Verde conscientiza contra o abandono e maus tratos a animais
Geral
JD1TV: Curso gratuito de panetone ajuda a promover renda extra a empreendedoras
Geral
JD1TV: Soltos na rua, pitbulls fazem três vítimas em MS
Geral
Governador do AM quer que dono da 'Amazon' pague pelo uso do nome
Geral
Com saldo positivo, MS registrou 2.265 novos postos de trabalho em outubro
Geral
Jota Abussafi permanece internado na Capital sem previsão de alta
Geral
Pesquisa elege BR-163 a melhor rodovia do estado
Geral
Mulher é flagrada descendo rua em carrinho de bebê em alta velocidade; vídeo
Geral
Workshop gratuito de fotografia pelo celular está com inscrições abertas
Geral
Prêmio acumulado de R$ 37 milhões da Mega-Sena é sorteado nesta quinta

Mais Lidas

Geral
Fiel denuncia casos de abuso sexual e omissão dentro da El Shaddai
Justiça
"Prisão banalizada", diz advogado de adjunto da educação
Polícia
Vídeo - Após ser traído, homem se joga em carro em chamas
Polícia
Homem que matou e estuprou mãe e filhas queria roubar a casa no Mato Grosso