Menu
Menu
Busca segunda, 08 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Geral

Superlotação em penitenciária de Naviraí é alvo de ação do MP

Número de presos ultrapassa o dobro da capacidade. Segundo Agepen, MS prende 600 pessoas a cada 100 mil habitantes, média nacional é de 300

08 julho 2016 - 16h40Natália Moraes

O Presídio de Segurança Máxima de Naviraí (Penav) está com grave problema de superlotação carcerária. Projetado para comportar 246 presos, hoje tem 580 – mais que o dobro da capacidade. A informação é do Ministério Público Estadual (MPE), que ajuizou uma Ação Civil Pública contra o Estado de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Agência Estadual do Sistema Penitenciário (Agepen) devida à situação.

Segundo o MPE, “em decorrência da superlotação, evidenciam-se outros problemas, como déficit de servidores, diversas falhas de segurança, descumprimento dos direitos dos presos e um grande impacto ambiental”. Na ação, foi proposta a transferência de presos para outras unidades, contratação de plantonistas para o papel de agentes penitenciários até a ampliação do presídio, reforma, formulação de políticas públicas voltadas ao sistema carcerário, destinação de recursos para compra de colchões e fornecimento mensal de materiais de higiene para os internos, e a proibição do recambiamento de presos de outras unidades superlotadas para a Penav.

Questionado sobre a superlotação, o diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Ailton Stropa informou que o governo está construindo três unidades em Campo Grande e ampliando vagas em Ponta Porã, Coxim e na Capital. Além disto, há concurso público em andamento, e, a partir do término, serão destacados novos servidores para os presídios.

Sobre a ampliação em Naviraí, Stropa diz que ainda não há previsão. “Por enquanto estamos na fase de estudos, depois vamos passar para a fase de alocação de recursos de acordo com prioridades, para em seguida, dar início à ampliação”. Ele também informa que não há possibilidade para a transferência de internos para outras unidades,já que estão superlotadas. “Não podemos parar de prender, é algo imediato, e construir vagas não é algo que acontece do dia pra noite”, explica.

Problema nacional

O problema da superlotação em Naviraí segue uma desestruturação do sistema prisional brasileiro. De acordo com Stropa, “não foi Naviraí que chegou à superlotação, foi o Brasil inteiro, porque se investiu pouco no sistema presidiário, e se prendeu muito, o Estado de MS prende 600 pessoas a cada 100 mil habitantes, enquanto a média nacional é de 300 pessoas”. Segundo ele, MS prende mais devido a fronteira com outros países e Estados da federação, e como consequência, é uma rota do tráfico. “Isso faz com que nós prendamos mais, e consequentemente o presídio vai à superlotação”.

A superlotação reflete o paradoxo do sistema carcerário brasileiro, onde há o aumento da violência e a superpopulação prisional e violação de direitos humanos de presos. A situação viola o artigo 5º da Constituição Brasileira de 1988, que assegura aos presos o respeito à integridade física e moral.

Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a população carcerária brasileira é de 711.463 presos. Com o número, o Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo, de acordo com o Centro Internacional de Estudos Prisionais (ICPS). Também, há cada vez menos vagas no sistema. Atualmente, segundo o CNJ, existem  apenas 206 mil.

 

Reportar Erro
UNIMED São Julião

Deixe seu Comentário

Leia Também

Secretária de Fazenda participou da prova de 10 km
Geral
Apareceu! Secretária de Fazenda é flagrada em corrida de Bonito durante atestado médico
Dia da Justiça: TJMS reafirma compromisso com serviços judiciários modernos e acessíveis
Justiça
Dia da Justiça: TJMS reafirma compromisso com serviços judiciários modernos e acessíveis
Atheyde Nery
Geral
Athayde Nery assume cargo na Casa Civil
Caso foi atendido pela Defensoria Pública -
Justiça
Quebra de sigilo médico é reconhecida e acusada de aborto escapa de júri popular em MS
Defensoria -
Justiça
STJ absolve condenado e expõe falha da Polícia em reconhecimento em MS
Alírio Francisco do Carmo -
Justiça
Policial penal de MS preso por ligação com o PCC diz que é pastor e quer liberdade
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 8/12/2025
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 8/12/2025
Outra novidade é que as famílias poderão acumular o Cuidar de Quem Cuida  com outros beneficios
Geral
Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS
O anúncio foi feito durante reunião na sede do Google, em São Paulo
Geral
MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio
Bilhetes da Mega-Sena
Geral
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

Mais Lidas

Casas populares
Cidade
Pré-seleção para 30 apartamentos do Jardim Antártica acontece neste sábado
Inscreva-se
Educação
UFMS aplica prova de vestibular em 11 municípios neste domingo em MS
Damião foi morto a golpes de faca
Polícia
Adolescente matou o pai após ter pedido para andar de cavalo negado em Coxim
Diretor da ACICG afirma que situação tem impacto direto na segurança da população.
Cidade
GCM de Campo Grande enfrenta perdas salariais e condições precárias de trabalho