O presidente Michel Temer está reunido com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, para discutir o Plano Nacional de Segurança e a crise penitenciária. O encontro, que começou pouco depois das 10h, ocorre na residência da ministra, no Lago Sul, bairro nobre de Brasília.
De acordo com o Palácio do Planalto, Temer e Cármen Lúcia conversaram por telefone ontem à noite e acertaram o encontro neste fim de semana. Temer chegou em um carro sem a identificação oficial da Presidência da República.
Ao longo da primeira semana do ano, uma série de confrontos em penitenciárias da Região Norte resultou na morte de 87 presidiários. No Amazonas, 56 detentos morreram numa rebelião no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, que começou na noite de domingo (1º) e se estendeu pela madrugada de segunda-feira (2).
Ontem (6), uma chacina deixou 31 mortos na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), na zona Rural de Boa Vista, capital de Roraima. Os dois presídios abrigam facções criminosas rivais.
A situação nos presídios da Região Norte levou o governador do Acre, Jorge Viana, a se reunir ontem com a ministra Cármem Lúcia. O governador se queixou a Cármen Lúcia, que também preside o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), da dificuldade em conseguir a transferência de detentos acusados de narcotráfico para presídios federais. Uma das atribuições do CNJ é fiscalizar o estado do sistema carcerário brasileiro.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

'Paulinho Metralha' é condenado a 21 anos de prisão por matar inocente em Campo Grande

Javalis causam danos a rios em Bonito, e MPMS cobra ação de órgãos ambientais

Preso expõe esquema de aluguel de celular dentro de cadeia em Mato Grosso do Sul

Conselho Tutelar defende apuração rigorosa sobre câmera em banheiro de escola pública

'Paulinho Metralha' enfrenta júri popular hoje por assassinato a tiros em Campo Grande

'Linha dura', André Mendonça assume caso Master após saída de Toffoli

Promotoria acompanha internações involuntárias e notifica clínica em Fátima do Sul

Falhas estruturais no CEM expõem pacientes a riscos e viram alvo do Ministério Público

Câmara está 'tranquila' sobre vereador investigado por violência doméstica em Glória de Dourados


Presidente Michel Temer e a Ministra Cármen Lúcia estão reúnidos debatendo sobre a segurança dos presídios (Marcelo Camargo/Agência Brasil)


