O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) emitiu uma recomendação à gestão municipal de Ribas do Rio Pardo, sob o comando do prefeito Roberson Moureira (PSDB), para ser providenciada a implantação e o funcionamento regular do Centro de Atenção Psicossocial I (CAPS I) no município. O prazo estabelecido para a execução da medida é de seis meses, com a obrigatoriedade de comprovação do andamento do processo a cada 30 dias à Promotoria de Justiça.
A recomendação, assinada pela promotora de Justiça Ana Rachel Borges de Figueiredo Nina, baseia-se na Portaria de Consolidação nº 3, de 28 de setembro de 2017, que determina a criação de CAPS I em municípios com população superior a 15 mil habitantes. De acordo com estimativas do IBGE, Ribas do Rio Pardo tem uma população de 23.150 habitantes, tornando a implementação do serviço necessária e urgente.
A promotora destacou que a ausência do CAPS I tem causado prejuízos significativos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente no que diz respeito à assistência especializada em saúde mental. A não adesão à recomendação poderá resultar em medidas judiciais de natureza cível, criminal e administrativa.
A recomendação não isenta o município de cumprir todas as normas constitucionais e infraconstitucionais em vigor, conforme os requisitos legais para a implementação do serviço.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Armado com pistola, homem invade hotel e espanca ex-mulher em Ponta Porã

Descontrolado, homem invade casa da ex pedindo celular para ver mensagens de 'ficante'

MP envia recomendação para Corguinho regularizar oferta de vagas em creche

Mulher morre em grave acidente com três veículos na MS-338, em Bataguassu

MPMS fiscaliza portais de transparência no interior

Morador é espancado brutalmente em tentativa de latrocínio em Aparecida do Taboado

'Repórter' é acusado de violência doméstica contra a ex-mulher em Nova Alvorada do Sul

Discussão em aldeia termina com homem morto a facadas em Dourados

Adolescente sofre descarga elétrica em lava-jato e morre em Dourados
