A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul segue acompanhando as cidades que tiveram danos causados pela chuva e vento fortes na segunda-feira (17). Porto Murtinho e Maracaju houve cenas de destelhamento de casas, queda de árvores e de energia.
Conforme o coordenador estadual da Defesa Civil, Fábio Catarinelli, a situação está sob os cuidados das coordenadorias municipais, com apoio da defesa civil. “Ontem nós emitimos um alerta SMS para a chuva intensa e estamos dando as orientações. A situação não é crítica, por enquanto”, explicou o .
Em Maracaju, foram registrados ventos de 70 km/h e 20mm de chuva, de acordo com o coordenador de Proteção e Defesa Civil Municipal, Vinícius de Andrade Oliveira. Entre os locais atingidos pela ventania está o Clube do Laço Atacama, que ficou parcialmente destelhado. Já em Porto Murtinho, no Pantanal, parte das ruas e das casas ficaram alagadas.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um aviso de perigo de chuvas intensas até quarta-feira (19), ao meio-dia, de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h), com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas em Corumbá.
Para o caso de rajadas de vento, a recomendação é de não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e nem estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendável desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a previsão para os próximos dias em Mato Grosso do Sul é de tempo instável, com chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Reportar Erro