O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) recomendou que o município de Porto Murtinho adote medidas administrativas para cumprir a Lei Federal nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas.
A determinação, assinada pelo promotor João Augusto Arfeli Panucci, exige que a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação cumpram uma série de requisitos, visando a capacitação de professores e servidores da rede pública municipal em primeiros socorros.
A recomendação detalha que a capacitação deve ser proporcional ao número de profissionais e ao fluxo de alunos nas unidades de ensino. O curso deverá abordar noções básicas de primeiros socorros, com conteúdo adequado à faixa etária dos alunos atendidos. Além disso, a formação deverá ser ministrada por entidades especializadas e os kits de primeiros socorros devem ser adquiridos e mantidos nas escolas.
A medida visa garantir a segurança dos estudantes, atendendo ao disposto no art. 227 da Constituição Federal, que assegura a prioridade de direitos para crianças e adolescentes, incluindo o direito à vida e à saúde. O MPMS também destaca a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) na proteção de menores em todos os serviços públicos.
Além disso, a recomendação obriga que as unidades de ensino afixem em local visível a certificação de que a capacitação foi realizada. A implementação das medidas será acompanhada pelo MPMS.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ex-prefeito de Água Clara é multado pelo TCE-MS devido a irregularidades em licitação

MP acompanhará a aplicação dos recursos recebidos pela APAE de Ponta Porã

HR de Três Lagoas deve alcançar marca de 100 cirurgias de catarata no trimestre

MP investiga possíveis irregularidades em processo seletivo da Prefeitura de Camapuã

Comerciante é preso após vender bebidas para menores em Nova Alvorada do Sul

Energisa inaugura ampliação da subestação de Bataguassu

JD1TV: Para furtar loja, morador de rua se joga contra vidro em Nova Andradina

Caminhoneiro tenta mentir, mas é flagrado com muita droga na BR-060, em Guia Lopes

Investigado por corrupção, ex-chefe de licitações de Sidrolândia segue com tornozeleira
