O Ministério Público Federal (MPF) abriu uma investigação contra o Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI/MS) por suposta recusa em prestar atendimento de saúde à Comunidade Indígena Laranjal, localizada no município de Jardim. O caso está sendo conduzido pela procuradora da República Karine Suzan Hoffstaeter Boteon.
De acordo com o MPF, o DSEI/MS alegou que a falta de homologação da Terra Indígena Laranjal impediria a prestação de assistência médica e a execução de obras de saneamento. No entanto, o órgão sustenta que essa justificativa vai contra o direito universal à saúde previsto na Constituição, além de contrariar a Lei Arouca (9.836/1999) e decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que garantem direitos básicos mesmo em áreas ainda não regularizadas.
Diante disso, o MPF determinou a instauração de um procedimento preparatório para apurar a conduta do DSEI/MS e garantir o atendimento à comunidade. Entre as medidas adotadas, o órgão recomendou que o DSEI/MS envie equipes médicas, forneça medicamentos e implemente ações emergenciais de saneamento básico e acesso à água potável.
O DSEI/MS tem um prazo de 60 dias para se manifestar sobre a recomendação do MPF. Caso não cumpra as medidas, o órgão poderá adotar novas providências para garantir os direitos da comunidade indígena.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Polícia identifica trabalhador que morreu atingido por pé de eucalipto em Dourados

Venezuelano quase é linchado após agredir idoso em Dourados

Hilux capota na 'curva da morte' e quatro ficam feridos em Paraíso das Águas

Suspeito mata rapaz a facadas, fere irmão dele e foge após briga em Corumbá

Homem acaba preso após roubar TV em loja e a 'vender' em Dourados

Adolescente em estado grave é levada para Capital após acidente em Chapadão do Sul

Com febre alta há 4 dias e debilitada, criança é resgatada de avião no Pantanal

Marido incendeia casa e tenta matar esposa asfixiada em Sidrolândia

Suspeito de caçar onças-pardas é preso e Civil vai investigar crimes em Camapuã
