O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) instaurou um procedimento administrativo, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Glória de Dourados, para acompanhar e fiscalizar a política pública de transporte escolar no município, com atenção especial às vistorias realizadas nos veículos.
A medida decorre de uma notícia de fato registrada pelo Núcleo da Educação (Nued/MPMS), que apontou possíveis falhas na inspeção semestral obrigatória dos veículos escolares entre os anos de 2023 e 2024.
Em resposta a um ofício do MPMS, a prefeitura informou que todas as vistorias haviam sido realizadas e apresentou a frota municipal, composta por 18 veículos próprios, entre micro-ônibus, vans e ônibus, com fabricação entre 2011 e 2024.
No entanto, documentos da Secretaria de Estado de Educação (SED) mostraram que as inspeções foram feitas apenas na primeira parcela dos anos de 2023 e 2024, conforme exigência do Programa Estadual de Transporte Escolar (PTE/MS).
As inspeções que deixaram de ser realizadas nas demais parcelas foram apenas justificadas no sistema oficial. Desde 2025, os laudos passaram a ser emitidos por profissionais habilitados e credenciados pelos órgãos competentes.
A Promotoria requisitou ainda à SED e ao Detran informações detalhadas sobre os veículos utilizados, os profissionais responsáveis pelas inspeções e a regularidade das autorizações emitidas.
A gerente da Agência de Trânsito de Glória de Dourados esclareceu que sua unidade não realiza vistorias escolares, pois estas exigem análise técnica minuciosa, de acordo com a norma que trata da segurança veicular para transporte coletivo de estudantes.
Outro ponto levantado pelo MPMS é que a apólice de seguro dos veículos escolares não foi renovada em 2024, devido ao alto custo. O processo de contratação do seguro ainda está em fase de licitação.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

TJ condena homem que beijou à força colega de trabalho em Nova Andradina

Homem é preso em flagrante após atacar mãe com barra de ferro em Batayporã

Dourados abre últimos dias de inscrição para ambulantes e artistas do "Natal Encantado"

Justiça identifica candidaturas 'fakes' e manda anular votos do PT/PC do B/PV em Itaquirai

Dois tratores furtados são recuperados pela PM Rural em Jaraguari

Dourados intensifica ações do Novembro Azul com foco em prevenção e diagnóstico precoce

TCE arquiva processo e livra ex-presidente da Câmara de Selvíria de pagar R$ 47 mil

Justiça anula processo seletivo em Anastácio após MPMS apontar favorecimento

Assassinato em Naviraí termina com réu condenado a 2 anos de prisão


Foto: (Ilustrativa/Éder Yanaguita )



