O primeiro-ministro do Líbano, Hassan Diab, renunciou nesta segunda-feira (10). Ministros de seu governo estavam abandonando seus postos em consequência da megaexplosão no porto de Beirute, na semana passada, e em meio a uma onda de protestos que começou no fim de semana.
Segundo Portal G1, pouco antes do anúncio, ele afirmou que a explosão foi resultado de corrupção endêmica no governo. Em um discurso curto transmitido pela TV, ele afirmou que vai dar "um passo para trás para poder estar com o povo e lutar por mudanças junto com as pessoas".
"Eu declaro hoje a renúncia deste governo. Que Deus proteja o Líbano". – Hassan Diab
O presidente do país, Michel Aoun, aceitou o pedido de demissão do premiê libanês mas anunciou, em um pronunciamento televisionado, ter pedido a Diab que seguisse trabalhando de maneira interina até a formação de um novo governo.
A renúncia foi anunciada em mais um dia de protestos no Líbano, enquanto manifestantes que faziam ato no centro revitalizado de Beirute atiravam pedras em agentes de segurança que tentavam proteger a entrada do Parlamento. As forças do estado respondiam ao protesto com gás lacrimogêneo.
Protestos crescem no Líbano, manifestantes invadem prédios do governo e ministros renunciam
No fim de semana, moradores da capital do país começaram a protestar contra o governo. Diab enfrentou pressão crescente para deixar o cargo. Ele havia dito, no sábado, que solicitaria eleições parlamentares antecipadas.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Criança de 10 anos morre em desafio do TikTok

China registra primeiro surto de peste suína em quase três meses

Chateada porque o marido não voltou para casa, mulher mata os cinco filhos

Camundongo com paralisia volta a andar em estudo científico alemão

Japão nega reportagem de jornal inglês e diz que Olimpíada ocorrerá em 2021

Vela com "cheiro de vagina" explode e assusta casal que queria apimentar a relação

Biden anuncia retorno dos EUA ao Acordo de Paris

FBI prende filho de brasileiros que invadiu o Capitólio durante protesto nos EUA

Vídeo: Incêndio atinge prédio que fabrica vacinas contra Covid-19
