Menu
Menu
Busca domingo, 09 de novembro de 2025
Internacional

Dina Boluarte é destituída da presidência do Peru; José Jerí assume

O presidente interino afirmou que pretende entregar o governo ao eleito democraticamente, respeitando o calendário eleitoral

10 outubro 2025 - 13h00Sarah Chaves

A presidente do Peru, Dina Boluarte, foi oficialmente deposta pelo Congresso na madrugada desta sexta-feira (10), após a aprovação unânime de uma moção que a declarou “incapaz moralmente” de continuar no cargo. Dois parlamentares peruano enviaram cartas à embaixada do Brasil pedindo que o governo de Lula não dê asilo à  Boluarte.

A decisão teve como principal fundamento sua falta de capacidade para enfrentar o avanço do crime organizado no país, além de uma série de escândalos e investigações judiciais que marcaram seu mandato.

Com a destituição, o atual presidente do Congresso, José Jerí, de 38 anos, assumiu a presidência interinamente em uma cerimônia realizada logo após a votação. Filiado ao partido conservador Somos Peru, Jerí se torna o sétimo presidente do país desde 2016.

As novas eleições presidenciais estão marcadas para abril de 2026, com a previsão de que o vencedor assuma em 28 de julho, data em que o mandato de Boluarte originalmente terminaria. Jerí afirmou que pretende entregar o governo ao eleito democraticamente, respeitando o calendário eleitoral.

Em seu discurso de posse, o novo presidente interino declarou que fará um governo de reconciliação nacional e afirmou que o combate ao crime organizado será prioridade. "O principal inimigo está lá fora, nas ruas: as gangues criminosas", declarou.

Dina Boluarte, que assumiu o poder em dezembro de 2022 após a destituição de Pedro Castillo, sai do cargo com 93% de rejeição popular, segundo pesquisa da Datum Internacional. Durante seu governo, foi duramente criticada pela repressão violenta aos protestos populares, o que levou organizações de direitos humanos a acusá-la de uso excessivo da força do Estado. A presidente e membros de seu governo são alvos de uma investigação do Ministério Público por genocídio, homicídio qualificado e lesões graves relacionados à repressão.

 

 

 

Reportar Erro
Vanguard - Sound

Deixe seu Comentário

Leia Também

James D. Watson deixa um legado incontornável para a biologia
Internacional
Aos 97 anos, morre James Watson pioneiro na descoberta da estrutura do DNA
A estrutura, feita com troncos de eucalipto, começou com cerca de seis metros e, atualmente, supera os 60 metros
Geral
Fogueira de Jateí é declarada patrimônio imaterial e cultural de MS
Sistema do TJMS -
Justiça
Justiça de Sidrolândia será a primeira a usar novo sistema eproc do TJMS
Deusa da Justiça, monumento no fórum de Campo Grande -
Justiça
Acusada de mandar matar o ex no "tribunal do crime" é julgada hoje em Campo Grande
Plenário do Senado Federal -
Política
CPI no Senado vai apurar atuação de facções e milícias após megaoperação no RJ
Foto: Karol Resquim -
Política
Simone Tebet é homenageada durante Fórum da Rota Bioceânica em Campo Grande
Hamas pede ajuda para recuperar corpos de reféns israelenses
Internacional
Hamas pede ajuda para recuperar corpos de reféns israelenses
Turismo, cultura, música e gastronomia da maior área alagável do mundo fazem parte da programação do Visit Brasil Gallery
Internacional
Pantanal sul-matogrossense será destaque na Visit Brasil Gallery em Nova York
Cessar-fogo voltou a ser ativo
Internacional
Israel anuncia restabelecimento do cessar-fogo após ataques a Gaza
Palmeiras agitadas pelo vento ante da chegada do furacão Melissa em Hellshire, na Jamaica
Internacional
Furacão Melissa chega à Jamaica com ventos de 300 km/h

Mais Lidas

Um dia nublado e escuro em Campo Grande
Clima
'Proteja-se': Defesa Civil emite alerta de temporal para Campo Grande
Movimentação policial -
Polícia
"X9" entrega traficante e Polícia Militar fecha ponto de drogas no Jardim Vida Nova
A seleção seguirá critérios de vulnerabilidade social, priorizando mulheres chefes de família
Cidade
Inscrições para 258 unidades habitacionais abrem na segunda em Campo Grande
Moto e entorpecentes apreendidos -
Polícia
Força Tática fecha 'boca do Pardal' na região norte e prende dois em flagrante