No dia 24 de fevereiro começaram a cair fortes chuvas na cidade de Brisbane, estado de Queensland, Austrália e na madrugada do dia 26 de fevereiro uma enchente tomou conta de toda a cidade, cobrindo ruas, carros e deixando muitas pessoas desabrigadas.
A reportagem do JD1 Notícias conversou com Gabi Martinez Toledo que é brasileira, reside na Austrália e passou momentos de desespero durante a enchente.
Gabi conta que as chuvas começaram fortes no dia 24 de fevereiro e seguiram assim por dois dias, mas sem nem um risco aparente. Na noite do dia 26, ela teria saído para trabalhar e notou que a agua já estava cobrindo a pista. Na manhã de segunda-feira (28), ela e o acordaram e perceberam que a rua deles estava completamente alagada.
“A cidade de Brisbane é cortada por um rio, e aqui nós estamos muito perto do mar, então aconteceu que o nível do rio subiu muito com a quantidade de chuva, a maré subiu muito e estava chovendo muito, então esses três fatores acabou acarretando toda essa inundação em grande parte da cidade, mas principalmente nos bairros que ficam em volta deste rio, que é o nosso caso”, explica Gabi.
O prédio onde a brasileira mora possui um estacionamento subterrâneo, que foi completamente tomado pela água e a energia do local precisou ser cortada para segurança dos moradores e começaram a fazer racionamento de água e foi assim que Gabi e os outros moradores do prédio passara a 6ª noite de temporal na cidade.
“Foi tudo muito rápido, desde a hora que acordamos até a hora que soubemos do nosso carro, foi questão de 8 horas, a gente já não conseguiria mais sair com o carro. Cerca de 30 horas depois, nós decidimos deixar a nossa casa, optamos por isso por que já estávamos sem energia, os nossos alimentos já estavam estragando. Houve uma maré baixa da maré e conseguimos sair de casa”, declara Gabi.
De acordo com ela, existem outras áreas da cidade que foram afetadas mais severamente e em alguns pontos a água atingiu 4 metros de altura.
Devido aos alagamentos, chega a faltar comida na cidade e existem alertas de tempestade para quinta-feira (03) e sábado (05), e ainda não há previsão de quando as chuvas vão parar.
O governo disponibilizou pontos de evacuação, que são escolas com todo amparo necessário, como alimentação, higiene pessoal e também passaram a resgatas as pessoas que estavam em maior risco.
Pessoas que foram afetadas pela enchente poderão receber um auxílio do governo para reparo dos danos residenciais e um auxílio para as pessoas que ficaram impossibilitadas de trabalhar ou de sair de casa devido as chuvas.
Veja o vídeo:
Deixe seu Comentário
Leia Também

Brasileira é estuprada nos jardins da Torre Eiffel

Christian Atsu, ex-jogador do Chelsea é resgatado de escombros na Turquia

Assaltantes roubam vibradores banhados a ouro avaliados em R$ 88 mil

JD1TV: Terremoto de magnitude 7,8 destrói prédios na Síria

Em meio a crise, Peru estabelece estado de emergência por 60 dias

Vítimas pedem socorro sob escombros de terremoto na Turquia e Síria; assista

Terremoto na Turquia e na Síria deixa mais de 1,5 mil mortos

Chile declara situação de emergência após incêndios matarem 13 pessoas

"Já é suficiente", diz homem que tem 12 mulheres e 102 filhos
