Menu
Busca terça, 07 de fevereiro de 2023
(67) 99647-9098
Internacional

JD1TV: Campo-grandense que vive na Austrália relata desespero com inundação no país

As fortes chuvas em Queesland, deixaram cidades submersas e grande parte da população teve de deixar suas casas

02 março 2022 - 10h26Camila Farias
Sebrae Materia

No dia 24 de fevereiro começaram a cair fortes chuvas na cidade de Brisbane, estado de Queensland, Austrália e na madrugada do dia 26 de fevereiro uma enchente tomou conta de toda a cidade, cobrindo ruas, carros e deixando muitas pessoas desabrigadas.

A reportagem do JD1 Notícias conversou com Gabi Martinez Toledo que é brasileira, reside na Austrália e passou momentos de desespero durante a enchente.

Gabi conta que as chuvas começaram fortes no dia 24 de fevereiro e seguiram assim por dois dias, mas sem nem um risco aparente. Na noite do dia 26, ela teria saído para trabalhar e notou que a agua já estava cobrindo a pista. Na manhã de segunda-feira (28), ela e o acordaram e perceberam que a rua deles estava completamente alagada. 

“A cidade de Brisbane é cortada por um rio, e aqui nós estamos muito perto do mar, então aconteceu que o nível do rio subiu muito com a quantidade de chuva, a maré subiu muito e estava chovendo muito, então esses três fatores acabou acarretando toda essa inundação em grande parte da cidade, mas principalmente nos bairros que ficam em volta deste rio, que é o nosso caso”, explica Gabi.

O prédio onde a brasileira mora possui um estacionamento subterrâneo, que foi completamente tomado pela água e a energia do local precisou ser cortada para segurança dos moradores e começaram a fazer racionamento de água e foi assim que Gabi e os outros moradores do prédio passara a 6ª noite de temporal na cidade.

Na parte demarcada é onde está o carro de Gabi Menezes

“Foi tudo muito rápido, desde a hora que acordamos até a hora que soubemos do nosso carro, foi questão de 8 horas, a gente já não conseguiria mais sair com o carro. Cerca de 30 horas depois, nós decidimos deixar a nossa casa, optamos por isso por que já estávamos sem energia, os nossos alimentos já estavam estragando. Houve uma maré baixa da maré e conseguimos sair de casa”, declara Gabi.

De acordo com ela, existem outras áreas da cidade que foram afetadas mais severamente e em alguns pontos a água atingiu 4 metros de altura.

Devido aos alagamentos, chega a faltar comida na cidade e existem alertas de tempestade para quinta-feira (03) e sábado (05), e ainda não há previsão de quando as chuvas vão parar.

O governo disponibilizou pontos de evacuação, que são escolas com todo amparo necessário, como alimentação, higiene pessoal e também passaram a resgatas as pessoas que estavam em maior risco.

Pessoas que foram afetadas pela enchente poderão receber um auxílio do governo para reparo dos danos residenciais e um auxílio para as pessoas que ficaram impossibilitadas de trabalhar ou de sair de casa devido as chuvas.

Veja o vídeo: 

Sebrae Materia

Deixe seu Comentário

Leia Também

Internacional
Brasileira é estuprada nos jardins da Torre Eiffel
Internacional
Christian Atsu, ex-jogador do Chelsea é resgatado de escombros na Turquia
Internacional
Assaltantes roubam vibradores banhados a ouro avaliados em R$ 88 mil
Internacional
JD1TV: Terremoto de magnitude 7,8 destrói prédios na Síria
Internacional
Em meio a crise, Peru estabelece estado de emergência por 60 dias
Internacional
Vítimas pedem socorro sob escombros de terremoto na Turquia e Síria; assista
Internacional
Terremoto na Turquia e na Síria deixa mais de 1,5 mil mortos
Internacional
Chile declara situação de emergência após incêndios matarem 13 pessoas
Internacional
"Já é suficiente", diz homem que tem 12 mulheres e 102 filhos
Internacional
Homem perde guarda da filha após deixar Alexa de "babá" enquanto ia ao bar

Mais Lidas

Geral
Melhores do ano CG: especialista alerta para golpe no Instagram
Polícia
JD1TV: Depoimento de motorista de aplicativo desmente relato da mãe de Sophia
Polícia
Polícia fecha boca de fumo e prende quatro envolvidos no Parque Lageado
Polícia
Delegada revela que mãe e padrasto de Sophia planejaram mentir para a polícia