O governo dos Estados Unidos deu início ao processo para que a Argentina retorne ao Programa de Isenção de Vistos (Visa Waiver Program) nos próximos anos.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (28) durante a visita oficial da secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, a Buenos Aires.
Durante o encontro, os dois países assinaram uma carta de intenções para trabalhar em conjunto no cumprimento dos critérios exigidos pelo Departamento de Segurança Interna (DHS) americano.
Se reintegrada ao programa, a Argentina permitirá que seus cidadãos viajem aos EUA por até 90 dias sem a necessidade de visto, para fins de turismo ou negócios.
A Argentina já havia participado do programa entre 1996 e 2002, mas foi retirada em meio à grave crise econômica enfrentada na época.
Segundo o DHS, o país precisará atender a requisitos rigorosos de segurança, controle de imigração e combate ao terrorismo para ser readmitido.
Noem destacou, em comunicado, que a Argentina apresenta a menor taxa de permanência além do prazo de visto entre os países latino-americanos e que as viagens de argentinos aos EUA estão em constante crescimento. Ela também afirmou que, sob o governo de Javier Milei, o país sul-americano se tornou uma "amiga ainda mais forte" dos Estados Unidos.
O presidente argentino tem buscado estreitar laços com os EUA e com o presidente Donald Trump, que já classificou Milei como seu “presidente favorito” e elogiou as políticas de desregulamentação promovidas por seu governo.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos

Estratégia dos EUA libera uso de força letal na América Latina

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

Pressionado por julgamento, Netanyahu solicita indulto presidencial em Israel

Passagem de ciclone afeta quatro países e deixa quase 600 mortos na Ásia

Vídeo: Trump fala em ofensiva terrestre contra o narcotráfico na Venezuela

Tiroteio perto da Casa Branca deixa dois militares feridos nos EUA


Javier Milei durante votação em 2025 (Emiliano Lasalvia / AFP)




