A emissão de vistos para brasileiros ir aos EUA, seja para negócios ou turismo disparou e se aproxima da média observada no período anterior à pandemia. Só em dezembro, 43 mil vistos B1/B2 foram emitidos, o equivalente a 1,4 mil por dia, motivado pela reabertura das fronteiras do país em novembro do ano passado.
Após essa liberação, 43 mil brasileiros receberam permissão para viagens em dezembro, o que resultous nas filas em consulados de até nove meses de espera. Além, do Ômicron e dólar alto, que são empecilhos para os passeios
Com isso, o tempo de espera para uma entrevista de visto de visitante temporário no Consulado de São Paulo chegua a 294 dias corridos, mais de nove meses. No Rio, a estimativa do Departamento de Estado americano é de 183 dias; em Porto Alegre, a espera pode ser de até 227 dias, e na capital federal, 248.
A quantidade de emissão já vinha crescendo desde o último trimestre de 2021. Em outubro, o número ficou pouco acima de mil e se elevou para 24 mil em novembro com a permissão da entrada de estrangeiros.
Logo após o início da pandemia, a emissão de vistos começou a cair e chegou, em junho daquele ano, a somente 13. Cenário bem diferente do observado no período pré-pandemia, quando a média mensal variava de 30 mil a 50 mil. Em abril de 2018, por exemplo, chegou a ser de 57,3 mil.
VISTO AMERICANO
O processo de solicitação de visto americano no geral foi retomado no dia 8 de novembro. Por causa da necessidade de cumprir protocolos de saúde e segurança, a Embaixada americana diz que o número de entrevistas ainda não pôde retornar aos patamares pré-pandêmicos. “Mas estamos fazendo tudo que está em nosso alcance para atender o maior número de solicitantes possível”, destaca, em nota.
“Estamos trabalhando diligentemente para aumentar a disponibilidade de consultas para todas as classes de vistos”, informa a missão americana no Brasil. “Desde que os serviços foram retomados, em novembro de 2021, novos horários de agendamento para entrevistas têm sido disponibilizados no sistema on-line, e as pessoas que já fizeram seus agendamentos podem continuar a acessar o sistema on-line regularmente para tentar reagendar suas entrevistas para datas mais próximas, sem nenhum tipo de cobrança extra.”
Deixe seu Comentário
Leia Também

Assaltantes roubam vibradores banhados a ouro avaliados em R$ 88 mil

JD1TV: Terremoto de magnitude 7,8 destrói prédios na Síria

Em meio a crise, Peru estabelece estado de emergência por 60 dias

Vítimas pedem socorro sob escombros de terremoto na Turquia e Síria; assista

Terremoto na Turquia e na Síria deixa mais de 1,5 mil mortos

Chile declara situação de emergência após incêndios matarem 13 pessoas

"Já é suficiente", diz homem que tem 12 mulheres e 102 filhos

Homem perde guarda da filha após deixar Alexa de "babá" enquanto ia ao bar

Adolescente precisa tomar um litro de laxante após bola ficar presa em seu ânus
