Menu
Busca quarta, 04 de outubro de 2023
(67) 99647-9098
Internacional

Incêndio no Canadá cobre todo o país com fumaça tóxica

De acordo com as autoridades canadenses há 414 focos de incêndio ativos no momento e 239 fora de controle

08 junho 2023 - 17h26Yara Deckner

O Canadá amanheceu na quarta-feira quase totalmente coberto por uma nuvem cinza após as florestas do leste do país registrarem mais de 400 focos de incêndio. Até o momento, 3,8 milhões de hectares foram destruídos, área 15 vezes maior do que o esperado para o período. A fumaça tóxica, proveniente do fogo, também atinge metade do território dos Estados Unidos, incluindo a capital Washington. De acordo com especialistas, o cenário representa um enorme risco à saúde pública e as suas consequências para o meio ambiente podem perdurar por décadas.

Segundo a Agência de Proteção Ambiental americana (EPA, na sigla em inglês), mais de 100 milhões de pessoas estão sob alerta nos EUA pela qualidade insalubre do ar. Aeroportos cancelaram e atrasarem voos, escolas proibiram atividades ao ar livre e partidas esportivas foram suspensas em diversas partes do país. Em Nova York, que na noite de terça-feira registrou o pior índice de qualidade do ar do mundo, o governo anunciou que distribuirá um milhão de máscaras do modelo N95 para a população. Fumaça deve se dissipar até sexta-feira nos EUA, segundo especialistas.

De acordo com as autoridades canadenses, há 414 focos de incêndio ativos no momento, 239 fora de controle. A região mais afetada é Québec, que tem mais de 150 áreas em chamas. O fogo já se alastrou por um território maior que o estado do Mato Grosso do Sul e forçou o deslocamento de mais de 20 mil pessoas. O primeiro-ministro do país, Justin Trudeau, classificou a situação como "aterrorizante" durante uma coletiva de imprensa em Otava nesta quarta-feira.

‘’As nossas previsões indicam que este verão pode ser uma temporada de incêndios particularmente severa’’ alertou Trudeau, que procurou tranquilizar a população afirmando que há um "plano de contingência" caso a situação se agrave nos próximos meses.

Apesar de ser apenas o início da temporada de queimadas no Canadá, cujo auge ocorre nos meses de julho e agosto, o número alarmante de incêndios tem preocupado as autoridades. Nos seis primeiros meses do ano, o país já registrou o quarto maior volume de incêndios desta década. Segundo o Ministério de Recursos Naturais canadense, o número de hectares queimados apenas em 2023 é 14 vezes a média vista nos últimos dez anos.

A fumaça desses incêndios carrega diversos materiais particulados e substâncias irritantes para as vias respiratórias, como aerossóis, gás carbônico e dióxido de nitrogênio, o que faz com que sua inalação seja prejudicial à saúde humana, explica Algranti. Segundo o especialista, o que normalmente acontece nessas ocasiões é um aumento de queixas em pacientes com problemas respiratórios como asma, mas também um aumento do número de infecções respiratórias nos grupos mais frágeis, que são as crianças e os idosos, e quadros de bronquite aguda e doenças pulmonares.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Internacional
Sobe para 13 o número de mortos após incêndio em boates da Espanha
Internacional
Incêndio em boate da Espanha deixa ao menos 9 mortos
Internacional
Morre aos 82 anos, Michael Gambon, o 'Dumbledore' de Harry Potter
Internacional
JD1TV: Polícia prende boneco Chucky por "ameaçar" pessoas com uma faca
Internacional
Personal trainer precisa de cirurgia após ficar com o pênis preso em anilha
Internacional
Mulher é encontrada morta na boca de crocodilo de 4 metros na Flórida
Internacional
JD1TV: Juíza 'ganha dança sensual' dentro de sala do tribunal
Internacional
Loja dos EUA causa revolta ao vender brigadeiro como doce de Portugal
Internacional
Testes de vacina contra câncer tem bons resultados na França
Internacional
Brasil e Cuba retomarão acordos na área de medicamentos e vacinas

Mais Lidas

Clima
Meteorologia aponta calor de 47°C para Campo Grande em outubro
Educação
Rede Estadual de Educação pronta para calor extremo
Geral
Confira o resultado da eleição do Conselho Tutelar de Campo Grande
Geral
Será que é verdade? Campeonato vai pagar R$ 3 mil 'para quem aguentar mais sexo' em MS