A decisão de bloquear o Instagram na Rússia deve ter impactos que vão além da disputa entre o governo russo e a companhia americana. O aplicativo bastante popular no país e, inclusive, usado como ferramenta para pequenos e médios empresários divulgarem seus negócios.
A Rússia anunciou que vai restringir o acesso ao Instagram na próxima segunda-feira (14) como resposta à mudança de política para discurso de ódio da Meta, controladora da rede social e das plataformas Facebook e WhatsApp. Na sexta-feira (11), a empresa americana mudou temporariamente suas regras para permitir que usuários das redes sociais em alguns países defendam atos de violência contra russos no contexto da guerra na Ucrânia.
O bloqueio do Instagram deve afetar mais de 80 milhões de usuários russos da rede social, segundo o diretor da rede social, Adam Mosseri. O chefe do aplicativo criticou a decisão do governo russo em seu perfil no Twitter na sexta.
"Essa decisão cortará 80 milhões na Rússia uns dos outros e do resto do mundo, já que cerca de 80% das pessoas na Rússia seguem uma conta do Instagram fora de seu país. Isto está errado", afirma Mosseri.
O aplicativo é extremamente popular entre os russos, tornando-se também uma ferramenta de vendas online crucial para muitas pequenas e médias empresas, assim como para artistas e artesãos, que dependem de sua visibilidade nesta plataforma para sobreviver.
Apenas 7,5 milhões de russos usaram o Facebook em 2021, 7,3% dos internautas do país, contra 51 milhões no Instagram, publicou a agência France-Presse, citando dados da consultoria eMarketer.
De acordo com o comunicado do governo russo, a decisão de bloquear o app na segunda dá aos usuários 48 horas para transferirem suas fotos e vídeos para outras redes sociais e notificarem seus contatos e clientes.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Visto diplomático de Bolsonaro vence no final deste mês

Padre diz que ouviu "Umbrella" de Rihanna no inferno

Brasil e Argentina estudam criar moeda única para trocas comerciais

Meta é multada em mais de R$ 30 mi por violar dados de usuário do WhatsApp

Alec Baldwin é acusado de homicídio culposo por morte de diretora

Acusada de matar criança de 11 anos, menina de 14 é presa

Ministro da Ucrânia morre em queda de helicóptero em Kiev

JD1TV: Turbina de avião pega fogo durante decolagem

Nepal encontra 71 corpos, dos 72 a bordo do avião que caiu
