A força aérea israelense realizou ataques contra alvos do Hezbollah no sul do Líbano neste sábado (22), em resposta ao lançamento de foguetes contra o norte de Israel.
O episódio marca a mais significativa escalada de tensões desde o cessar-fogo firmado em novembro passado, que trouxe uma frágil calma à região.
Testemunhas no sul do Líbano descreveram os ataques como intensos e generalizados. As ações de Israel vieram após disparos de artilharia e tanques contra posições dentro do território libanês.
De acordo com as Forças de Defesa de Israel (IDF), cinco projéteis foram detectados cruzando a fronteira – três foram interceptados pela defesa aérea, enquanto dois caíram dentro do próprio Líbano.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ordenou “ações firmes contra dezenas de alvos terroristas”. “Israel não permitirá nenhum dano aos seus cidadãos ou à sua soberania”, afirmou Netanyahu.
O Hezbollah, grupo militante apoiado pelo Irã, não reivindicou o lançamento dos foguetes. O exército libanês relatou ter encontrado e desativado três lançadores primitivos ao norte do Rio Litani, mas não esclareceu quem estaria por trás do ataque.
O governo israelense responsabilizou diretamente as autoridades libanesas pelo incidente. O ministro da Defesa, Israel Katz, afirmou que Israel responderá com força.
“Prometemos segurança às comunidades da Galileia – e é exatamente isso que vai acontecer”, declarou Katz, referindo-se aos habitantes do norte de Israel.
Por sua vez, o presidente do Líbano, Joseph Aoun, condenou as ações militares e alertou sobre o risco de uma nova escalada. Ele ordenou que o exército proteja os cidadãos e investigue o ataque.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Esposa de ex-presidente do Peru chega ao Brasil após pedir asilo

JD1TV: Com Katy Perry a bordo, Blue Origin completa voo ao espaço

Homem morre de câncer após médicos errarem diagnóstico

Mísseis russos deixam 32 mortos e 84 feridos em cidade a nordeste da Ucrânia

Celulares e computadores estão isentos das tarifas de Trump

Inteligência Artificial cria tratamento para paciente com doença rara

Casa Branca confirma tarifas de 104% contra a China

Projeto que põe fim em reeleição é analisado pela CCJ

Brasileiro-palestino morre em prisão de Israel
