Neste sábado (1º), todos os 183 prisioneiros palestinos que deveriam ser libertados de prisões israelenses foram soltos, conforme confirmou um porta-voz do Serviço Penitenciário de Israel.
A liberação dos prisioneiros é parte de um acordo de cessar-fogo e troca de reféns, que também envolveu a libertação de três reféns israelenses pelo grupo palestino Hamas.
De acordo com o comunicado, os prisioneiros palestinos foram transferidos de diversos centros de detenção em Israel para as prisões de Ofer e Keziot, antes de serem finalmente levados para a Faixa de Gaza e a Cisjordânia ocupada.
O processo de transferência contou com o apoio da Cruz Vermelha, que acompanhou os ônibus transportando os prisioneiros. Imagens divulgadas mostram uma multidão em Gaza, especificamente em Khan Younis, recebendo os ex-prisioneiros com entusiasmo, enquanto eles acenavam pelas janelas dos veículos.
A troca de prisioneiros ocorre em meio a um contexto de intensos confrontos entre Israel e o Hamas, que desde 2023 tem realizado ataques aéreos e incursões terrestres na Faixa de Gaza, após o grupo palestino invadir o território israelense, matando 1.200 pessoas, conforme informações do governo israelense.
A situação na região continua tensa, com milhares de deslocados e um cenário humanitário alarmante, conforme alertam organizações internacionais, devido à falta de alimentos, medicamentos e a disseminação de doenças.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Cineasta palestino vencedor do Oscar é atacado e preso por forças israelenses

Com aval da Rússia, Dilma é reeleita presidente do Banco do Brics

Líder político do Hamas é morto após ataque áereo de Israel

Papa Francisco deixa hospital após cinco semanas de tratamento para pneumonia

Israel ataca alvos do Hezbollah no Líbano após disparo de foguetes

Papa pode fazer primeira aparição pública, após internação, neste domingo

Trump anuncia fabricação de caça 'mais letal' com nome em sua homenagem

Trump diz que não quer guerra com a China, mas afirma estar pronto para conflito

JD1TV: Incêndio em subestação fecha aeroporto de Londres e voos no mundo atrasam
