Menu
Menu
Busca segunda, 09 de fevereiro de 2026
Internacional

Mais 214 brasileiros embarcam em aeronave de Israel para o Brasil

O voo tem duração prevista de 14 horas, com previsão de chegada à Base Aérea do Galeão, às 3h desta quinta-feira (12)

11 outubro 2023 - 15h51Tamires Santana

A segunda aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou de Tel Aviv, em Israel, às 12h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (11) com destino ao Rio de Janeiro. A bordo estavam 214 brasileiros resgatados após os conflitos recentes. O voo transporta também, pela primeira vez, animais, sendo um cachorro e três gatos.

O voo tem duração prevista de 14 horas, com previsão de chegada à Base Aérea do Galeão, às 3h desta quinta-feira (12). A repatriação faz parte da Operação Voltando em Paz, deflagrada pelo governo federal após o confronto iniciado no fim de semana entre Israel e o Grupo Hamas, no Oriente Médio.

O primeiro voo de resgate trazendo brasileiros de Israel pousou em Brasília por volta das 4h10 desta quarta-feira. A aeronave KC-30 da FAB, com 211 passageiros, decolou de Tel Aviv às 14h12 (horário de Brasília) de ontem (10) e fez voo de cerca de 14 horas direto para a capital federal.

Do total, 107 passageiros desembarcaram em Brasília e 104 seguiram para o Rio de Janeiro em dois aviões da FAB.

Alívio

O produtor de vídeo, Gleik Max, estava no voo que chegou pela manhã ao Rio de Janeiro. Ao desembarcar, ele disse ter sentido um grande alívio ao pisar no Brasil. Conforme relatou, ele precisou se proteger em um bunker, estrutura fortificada construída embaixo da terra, para resistir a projéteis de guerra. Os bunkers são obrigatórios em construções israelenses, inclusive em hotéis que abrigam turistas.

"Foram dias de preocupação, embora a gente estivesse em uma área que não sofreu com bombardeios. Mas toda vez que a sirene tocava, a gente ia para o bunker. É gratificando voltar ao Brasil. Estou de volta à minha terra e muito feliz".

Gleik relatou que manteve contato permanente com a família durante toda essa situação. "Meu filho tem 4 anos. Decidi não contar para ele o que estava acontecendo. Agora que eu cheguei, vou contar, mas de forma adaptada até pela questão da idade", contou.

O produtor de vídeo disse ainda ter se sentido seguro na maior parte do tempo, mas que o clima no aeroporto o deixou tenso. "Nós tentamos comprar uma passagem para sair de Israel. Compramos para Istambul e depois para Bucareste. As duas foram canceladas quando estávamos no aeroporto. E estava aquela correria, ficava pensando: 'será que vai explodir alguma coisa aqui?'. Naquele momento, senti que estava em um país em guerra".

Reportar Erro
UNIMED

Deixe seu Comentário

Leia Também

Donald Trump
Internacional
Vídeo racista contra casal Obama é apagado pela Casa Branca e funcionário é demitido
Frame em que mostra os rostos de Barack e Michelle Obama
Internacional
Casa Branca remove vídeo de Trump que mostra casal Obama como macacos
Frame em que mostra os rostos de Barack e Michelle Obama
Internacional
Trump posta vídeo racista com casal Obama como macacos; assista
Reabertura da passagem de Rafah
Internacional
Passagem de Rafah volta a funcionar com restrições na fronteira de Gaza
Espanha deve ter readequação no uso das redes sociais
Internacional
Espanha vai proibir acesso às redes sociais para menores de 16 anos
Ministro Edson Fachin - Foto: Ester Vargas
Justiça
Fachin defende criação de rede internacional de tribunais em defesa da democracia
Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen
Internacional
"Mãe de todos os acordos" aproxima União Europeia e Índia
Avião com 15 pessoas a bordo desaparece na Colômbia
Internacional
Avião com 15 pessoas a bordo desaparece na Colômbia
Foto: Ilustrativa / MrDm / Freepik
Comportamento
Pesquisa aponta que mulheres preferem homens com pênis maiores
Imigrantes venezuelanos na fronteira dos EUA
Internacional
Juíza critica mudança migratória e bloqueia ação do governo Trump

Mais Lidas

Gislaine Esther Lubas Moreira Moura
Geral
Morre a advogada e professora Gislaine Moura
Imagem ilustrativa
Polícia
Menina de 2 anos é embebedada e socorrida com traumatismo craniano na Capital
Imagem Ilustrativa
Polícia
Passageiro se sente ameaçado depois de levar 'cantada' em corrida de moto por aplicativo
Imagem Ilustrativa
Polícia
Mulher é baleada na cabeça durante ataque a tiros na Cafezais