Menu
Menu
Busca sexta, 23 de janeiro de 2026
Gov IPVA Jan26
Internacional

Mais de 6 mil pessoas morreram na guerra entre Israel e Hamas

Número de feridos passa de 18 mil, diz relatório divulgado pela OMS

22 outubro 2023 - 17h11Brenda Leitte

Mais de 6 mil pessoas morreram no conflito entre Israel e Hamas, conforme os últimos dados disponíveis.  Segundo o Ministério da Saúde do Estado da Palestina, o conflito deixou 4.651 mortos e 14.245 feridos na Faixa de Gaza. Em Israel, são 1,4 mil mortos, a maioria no ataque de 7 de outubro. 

Conforme relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado no sábado (21), mais de 18 mil pessoas foram feridas, sendo a maioria de palestinos. Mais de 1 milhão de pessoas tiveram que deixar as próprias casas por conta do conflito. 

Há duas semanas, o mundo acompanha a escalada da violência na guerra entre Israel e Hamas, no Oriente Médio. O atual conflito teve início com o mais grave ataque já promovido pelo grupo Hamas contra os israelenses, no dia 7 de outubro.

As ações, sem precedentes na história, foram realizadas por mar, ar e terra e envolveram ataques ao público que participava de um festival de música, invasão de comunidades em Israel, sequestro de reféns, deixando centenas de civis israelenses mortos e feridos. Em retaliação, Israel desencadeou forte operação de bombardeios à Faixa de Gaza, área com população majoritariamente palestina e controlada pelo Hamas.

Este é o conflito mais grave desde que Israel e o Hamas se enfrentaram por dez dias em 2021. O ataque do dia 7, que pegou Israel de surpresa, ocorreu um dia após os 50 anos da Guerra do Yom Kippur, conflito armado entre árabes, liderados pelo Egito e pela Síria, e Israel, em 1973, em disputa das terras perto do Canal de Suez.   

A guerra entre Israel e Hamas tem origem na disputa por territórios que já foram ocupados por diversos povos, como hebreus e filisteus, dos quais descendem israelenses e palestinos. Em diferentes momentos, guerras e ocupações, eles foram expulsos, retomaram terras, ampliaram as áreas e as perderam.

*Com informações da Agência Lusa

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Presidentes da China e do Brasil
Internacional
Xi Jinping garante a Lula apoio da China em tempos "turbulentos"
Suspensão de novos vistos de imigração para os EUA começa nesta quarta
Internacional
Suspensão de novos vistos de imigração para os EUA começa nesta quarta
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos
Internacional
Em Davos, Trump diz que quer comprar Groelândia sem uso da força
Prisão - Foto: Ilustrativa -
Internacional
"Não é eficaz", diz ONU ao criticar aumento da pena de morte pelo mundo
Foto: Calama en Línea
Internacional
Corredor Bioceânico de Capricórnio avança com nova sinalização rodoviária
Groenlândia virou alvo de disputa
Internacional
Trump quer tarifar países europeus contrários à compra da Groenlândia
Eleitores votam e 11 candidatos disputam presidência
Internacional
Portugal vai às urnas para eleger presidente neste domingo
Acordo foi assinado durante encontro no sábado
Internacional
Líderes do Mercosul e da UE assinam acordo e defendem multilateralismo
Acordo será assinado e selado neste dia 17 de janeiro
Internacional
Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial neste sábado
Perfil do governo dos EUA em português faz post ameaçando imigrantes
Internacional
Perfil do governo dos EUA em português faz post ameaçando imigrantes

Mais Lidas

Ambulâncias do Samu 192
Saúde
Prefeitura faz "maquiagem" às pressas no SAMU para tentar enganar Ministério da Saúde
Movimentação de PMs no local
Polícia
Gerente mata dono de salgaderia a facadas e, em seguida, tira própria vida na Capital
Ilustrativa
Polícia
Mulher lava calçada 5h da manhã e leva surra da vizinha na Moreninha
Viatura da DEAM -
Polícia
Mulher morre e Campo Grande investiga possível feminicídio