A Organização das Nações Unidas (ONU) advertiu, nesta quarta-feira (5), Donald Trump pelo plano dos Estados Unidos tomarem a Faixa de Gaza e expulsar os palestinos do território, e informou que a ação violaria a lei humanitária internacional.
“Qualquer transferência forçada ou deportação de pessoas de território ocupado viola lei internacional”, disse o Escritório de Direitos Humanos da ONU (UNHR) em nota.
A fala de Trump aconteceu durante encontro com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, nesta terça-feira (4). Essa não é a primeira vez que o presidente dos EUA faz comentários desse tipo.
“Os EUA vão assumir o controle da Faixa de Gaza, e faremos um trabalho lá também. Seremos responsáveis por desmontar todas as bombas não detonadas e outras armas no local, nivelar a área, remover os edifícios destruídos, criar um desenvolvimento econômico que fornecerá um número ilimitado de empregos e moradias para a população da região”, comentou Trump.
O UNHR reforçou, segundo o que foi divulgado pelo The Guardian, que o foco deve ser a próxima fase do cessar-fogo. “É crucial que avancemos para a próxima fase do cessar-fogo, para libertar todos os reféns e prisioneiros detidos arbitrariamente, acabar com a guerra e reconstruir Gaza, com total respeito ao direito humanitário internacional e ao direito internacional dos direitos humanos”, explicou.
Volker Türk, alto comissário da ONU para direitos humanos, reforçou que a deportação de pessoas de território ocupado é estritamente proibida, em resposta à fala de Trump.
“O direito à autodeterminação é um princípio fundamental do direito internacional e deve ser protegido por todos os estados, como o Tribunal Internacional de Justiça recentemente sublinhou. Qualquer transferência forçada ou deportação de pessoas de território ocupado é estritamente proibida”, declarou.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Com aval da Rússia, Dilma é reeleita presidente do Banco do Brics

LÃder polÃtico do Hamas é morto após ataque áereo de Israel

Papa Francisco deixa hospital após cinco semanas de tratamento para pneumonia

Israel ataca alvos do Hezbollah no LÃbano após disparo de foguetes

Papa pode fazer primeira aparição pública, após internação, neste domingo

Trump anuncia fabricação de caça 'mais letal' com nome em sua homenagem

Trump diz que não quer guerra com a China, mas afirma estar pronto para conflito

JD1TV: Incêndio em subestação fecha aeroporto de Londres e voos no mundo atrasam

JD1TV: Carregador portátil explode e pega fogo durante voo em Hong Kong
