Menu
Menu
Busca quinta, 19 de setembro de 2024
Gov Refis - Set24
Internacional

Para monitorar Amazônia, Nasa quer ampliar parceria com Brasil

Presidente Lula conversará com Biden por telefone, sobre a cooperação aeroespacial

24 julho 2023 - 15h25Brenda Leitte, com Agência Brasil

A Nasa (Agência Espacial Americana) quer ampliar a parceria com o Brasil no monitoramento do desmatamento da floresta amazônica e em ações de preservação. O administrador da Nasa, Bill Nelson, se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (24), no Palácio do Planalto, em Brasília, para tratar da cooperação aeroespacial entre Brasil e Estados Unidos.

A embaixadora dos UEA no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, também presente na reunião, disse que, em breve, Lula deve conversar com o presidente Joe Biden sobre os assuntos tratados no encontro de hoje. A assessoria da Presidência confirmou que o telefonema entre os dois presidentes deve ocorrer, provavelmente, esta semana.

“Os nossos satélites já mandam muitas imagens e informações aos cientistas aqui no Brasil para localizar a destruição da floresta e nós lançaremos, futuramente, três novos satélites que vão aumentar, e muito, a habilidade de poder identificar e impedir o desmatamento”, disse Bill Nelson à imprensa após o encontro.

O administrador da Nasa lembrou que, há 37 anos, fez um sobrevoo no espaço e conseguiu observar a destruição da floresta e a sedimentação na foz do Rio Amazonas, resultado do desmatamento.

Em outro exemplo de possível parceria, Nelson explicou que a agência espacial tem instrumentos que podem ajudar a aumentar a produtividade no campo, que identificam a umidade do terreno e do ar e detectam pragas.

Amanhã (25), Bill Nelson visitará as instalações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Embraer, em São Paulo. A visita do americano ao Brasil será seguida de reuniões de acompanhamento entre os cientistas dos dois países.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, explicou que qualquer tipo de parceria no monitoramento das florestas depende do aval das autoridades científicas que acompanham a política aeroespacial brasileira, que podem apontar a real necessidade de utilização desses equipamentos e sistemas e a viabilidade de cruzamento de informações.

Ela lembrou que, em breve, deve entrar em operação um novo radar sintético que possibilitará a captação de imagens através das nuvens e que o Inpe “continua firme e forte fazendo o dever de casa” na qualificação de informações para o combate ao desmatamento na Amazônia. “Mas, a princípio, nós temos total simpatia, tudo que tiver de avanço tecnológico para poder garantir o melhor monitoramento da nossa floresta, nós estamos à disposição”, disse.

O interesse do Brasil é que as autoridades americanas observam as potencialidades da indústria brasileira na área espacial. “Nós temos empresas com capacidade de produção para fornecer para a Nasa, também equipamentos na indústria aeroespacial, então é um pouco essa troca que nós queremos estabelecer na visita do presidente da Nasa ao Inpe”, explicou a ministra Luciana Santos.

Missão à Lua

Ela lembrou que a cooperação do Brasil com os Estados Unidos na área espacial vem desde a década de 1980. Uma das mais relevantes atualmente é no Programa Artemis, que tem o objetivo de explorar as potencialidades da Lua e pretende levar astronautas ao satélite natural no ano que vem.

Luciana citou ainda o acordo para utilização da Base de Alcântara, no Maranhão, e do projeto que estuda o fenômeno da ionização da atmosfera, principalmente no Atlântico Sul.

A reunião no Palácio do Planalto durou cerca de uma hora e meia, ocasião em que Nelson presenteou Lula com uma foto da última missão da Nasa à Lua, entre novembro e dezembro do ano passado, com um foguete não tripulado.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Peru declara estado de emergência em regiões de incêndio florestal
Internacional
Peru declara estado de emergência em regiões de incêndio florestal
Mulher fica em coma por 11 dias após sofrer colapso pulmonar por uso de vapes
Internacional
Mulher fica em coma por 11 dias após sofrer colapso pulmonar por uso de vapes
Donald Trump e Kamala Harris
Internacional
Harris aparece à frente de Trump em nova pesquisa divulgada
Kim Jong Un e Sergei Shoigu
Internacional
Kim Jong Un e líder russo reforçam cooperação estratégica entre Coreia do Norte e Rússia
Soldados ucraniados que foram trocados
Internacional
Rússia e Ucrânia realizam troca de 206 prisioneiros
Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro
Internacional
EUA rejeita eleições na Venezuela e aplica sanções contra juízes e aliados de Maduro
Mulher é empalada após cair em barra de ferro enferrujada de 60 cm na Índia
Internacional
Mulher é empalada após cair em barra de ferro enferrujada de 60 cm na Índia
Kate Middleton
Internacional
Kate Middleton anuncia fim do tratamento de quimioterapia
Edmundo González
Internacional
Ex-diplomata Edmundo González deixa a Venezuela e vai para a Espanha
Ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
Internacional
Justiça só dará sentença de Trump após as eleições

Mais Lidas

Daniela Mercury arremessa banco durante show
Geral
Daniela Mercury arremessa banco no palco e gera crise com fabricante
Pesquisa Quaest mostra Rose e Beto em empate técnico
Política
Pesquisa Quaest mostra Rose e Beto em empate técnico
Seca na Amazônia
Meio Ambiente
Estudo revela que seca de 2024 pode ser a mais severa registrada no Brasil
Mulher morre após ser eletrocutada ao tirar roupas de máquina de lavar
Polícia
Mulher morre após ser eletrocutada ao tirar roupas de máquina de lavar