Menu
Busca quinta, 21 de setembro de 2023
(67) 99647-9098
TJMS Set23
Internacional

JD1TV: Seis novos países farão parte do BRICS

Com isso, o bloco de nações emergentes terá cerca de 46% da população mundial e quase 36% do PIB global em paridade de compra

24 agosto 2023 - 10h55Sarah Chaves, com informações do Planalto

Os líderes do BRICS deram uma  declaração conjunta na manhã desta quinta-feira (24), anunciando a entreda de seis novos países ao grupo.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, o presidente da China, Xi Jinping, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi e o presidente da Rússia, Vladimir Putin (de forma virtual), deram as boas-vindas aos países que ingressarão ao bloco econômico a partir de janeiro de 2024,

Os novos membros são: Arábia Saudita, Argentina, Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos. É a primeira expansão desde 2011, quando ocorreu a entrada da África do Sul. Com isso, o BRICS terá cerca de 46% da população mundial e quase 36% do PIB global em paridade de compra. A adesão foi oficializada na Declaração de Joanesburgo, documento acordado entre todos os atuais integrantes do BRICS. 

“Neste mundo em transição, o BRICS nos oferece uma fonte de soluções criativas para os desafios que enfrentamos. A relevância do BRICS é confirmada pelo interesse crescente que outros países demonstram de adesão ao agrupamento. Entre os vários resultados da cúpula de hoje, ressalto a ampliação do BRICS, com a inclusão de novos membros”, disse o presidente Lula em seu discurso.

Os atuais países-membro também anunciaram a definição de critérios para a futura entrada de novas nações no bloco. Foi anunciado que os bancos centrais e ministérios da Fazenda e Economia de cada país ficarão responsáveis por realizar estudos em busca da adoção de uma moeda de referência do BRICS para o comércio internacional. “Essa medida poderá aumentar nossas opções de pagamento e reduzir nossas vulnerabilidades”, afirmou o presidente Lula. Outro acordo foi para que o grupo siga em busca de uma reforma da governança global, especialmente em relação ao Conselho de Segurança da ONU.

A 15ª Cúpula de chefes de Estado do BRICS se encerra nesta quinta-feira, após duas sessões ampliadas com participação dos países-membro e mais nações convidadas. Após o fim da conferência, o presidente Lula viaja para Angola, onde fará uma visita de Estado, e depois para São Tomé e Príncipe, para participar da conferência de chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Internacional
Loja dos EUA causa revolta ao vender brigadeiro como doce de Portugal
Internacional
Testes de vacina contra câncer tem bons resultados na França
Internacional
Brasil e Cuba retomarão acordos na área de medicamentos e vacinas
Internacional
JD1TV: Mulher se assusta ao ver elevador 'lavado' de sangue com homem esfaqueado
Internacional
Homem que 'virou' cachorro com fantasia de R$ 75 mil agora procura namorada
Internacional
Brasileiro condenado a prisão perpetua nos EUA é capturado 14 dias após fugir
Internacional
Policial britânica pega bicicleta emprestada de criança para perseguir criminoso
Internacional
Autoridades dos EUA irão recompensar US$ 25 mil para informações sobre brasileiro
Internacional
Tsunami alcóolico: Cidade em Portugal é atingida por vazamento de vinho; veja
Internacional
Forte terremoto deixa mais de mil mortos e centenas de feridos no Marrocos

Mais Lidas

Polícia
AGORA: Bandido que roubou joalheria morre em troca de tiros com o Choque no Noroeste
Justiça
TRE-MS já tem lista tríplice
Polícia
Cansada de ser abusada, enteada mata padrasto a facadas no Los Angeles
Cidade
Morre Antônio João