Nesta terça-feira (11), o governo da Ucrânia anunciou que aceitou uma proposta dos Estados Unidos para estabelecer um cessar-fogo temporário de 30 dias com a Rússia.
O acordo, que pode ser prorrogado por um novo consenso entre as partes, foi fechado durante negociações em Riad, capital da Arábia Saudita.
O comunicado, divulgado pelo governo americano, especifica que o cessar-fogo será condicionado à aceitação e implementação simultânea pela Federação Russa.
A proposta visa abrir espaço para um diálogo mais amplo e duradouro em busca da paz, com a Ucrânia concordando em nomear sua equipe de negociação para iniciar as tratativas.
Além do cessar-fogo, os Estados Unidos informaram que suspenderiam a interrupção do compartilhamento de inteligência com a Ucrânia, retomando também a assistência de segurança ao país.
Ambas as delegações, ucraniana e americana, se comprometeram a iniciar imediatamente negociações com foco na construção de uma paz sustentável que garanta a segurança a longo prazo da Ucrânia.
O comunicado ainda destaca que a Ucrânia manterá seus parceiros europeus envolvidos nas futuras negociações. Outro avanço importante no acordo é o progresso em relação ao desenvolvimento dos recursos minerais da Ucrânia.
Os presidentes dos EUA e da Ucrânia concordaram em acelerar as tratativas para um acordo abrangente, que visa expandir a economia ucraniana e garantir sua prosperidade e segurança a longo prazo.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Esposa de ex-presidente do Peru chega ao Brasil após pedir asilo

JD1TV: Com Katy Perry a bordo, Blue Origin completa voo ao espaço

Homem morre de câncer após médicos errarem diagnóstico

Mísseis russos deixam 32 mortos e 84 feridos em cidade a nordeste da Ucrânia

Celulares e computadores estão isentos das tarifas de Trump

Inteligência Artificial cria tratamento para paciente com doença rara

Casa Branca confirma tarifas de 104% contra a China

Projeto que põe fim em reeleição é analisado pela CCJ

Brasileiro-palestino morre em prisão de Israel
