O conselheiro Waldir Neves Barbosa voltou a trabalhar no Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) nesta quinta-feira (15). Ele estava afastado desde dezembro de 2022, sob suspeita de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. O processo contra ele tramita morosamente no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A reintegração ocorreu após liminar concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Na quarta-feira (14), em edição extra do Diário Oficial do TCE-MS, o presidente do Tribunal, Flávio Esgaib Kayatt, publicou a decisão determinando a imediata reintegração de Waldir Neves, cumprindo a determinação do STF.
Nesta quinta-feira (15), conforme edição extra do Diário Oficial do TCE-MS, número 4049, o conselheiro já retomou suas atividades e tomou decisões administrativas. Entre elas, determinou a exclusão de processos da pauta do Conselheiro Substituto Célio Lima de Oliveira nas sessões virtuais previstas para ocorrer entre os dias 19 e 22 de maio de 2025.
Por que ele voltou?
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar em favor de Waldir Neves Barbosa. A decisão foi tomada no âmbito de um Habeas Corpus impetrado pela defesa do conselheiro, que alegou constrangimento ilegal por excesso de prazo no processo que tramita no STJ.
A defesa argumentou que as medidas cautelares contra Neves vinham sendo prorrogadas de forma indefinida e sem revisão adequada, o que violaria o princípio da razoável duração do processo.
Na decisão, Moraes reconheceu a demora e, mesmo com Neves ainda respondendo à ação por corrupção no STJ, autorizou seu retorno. Segundo o ministro, o prolongamento injustificado de medidas cautelares fere a jurisprudência do STF e compromete o andamento justo do processo.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

STF vai decidir se presos podem publicar livros durante cumprimento de pena

Com bolsa de até R$ 2.178, MPMS abre seleção para estagiários e residentes

Ao vivo - STF retoma julgamento dos "kids pretos"; Moraes abre votação

Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, é preso pela PF em Guarulhos

TJ condena homem que beijou à força colega de trabalho em Nova Andradina

STF cria níveis de sigilo e dificulta acesso do cidadão a processos; veja documento

Justiça identifica candidaturas 'fakes' e manda anular votos do PT/PC do B/PV em Itaquirai

Desembargadora do TJMS, Jaceguara Dantas, é aprovada pelo Senado para integrar o CNJ

STF enterra mais um HC e mantém condenação de Bolsonaro por liderar tentativa de golpe

Waldir Neves (Foto: Divulgação)



