O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (20) que a Procuradoria Geral da República (PGR) se manifeste sobre um pedido de suspensão das redes sociais do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).
Moraes determinou que a PGR deva se pronunciar sobre o pedido, protocolado pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), dentro do prazo de cinco dias. O pedido de suspensão das redes sociais ocorre após fala transfóbica do parlamentar durante o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.
Na data, o deputado subiu ao plenário da Câmara utilizando uma peruca loira e fez um discurso com falas transfóbicas.
Transfobia no Dia da Mulher
Durante a sessão da Câmara no dia 8 de março o deputado subiu ao plenário da Casa com uma peruca loira, afirmando que “se sente mulher”, se chama Nicole e “tem lugar de fala” na data.
Em seu discurso, ele afirmou que “as mulheres estão perdendo o seu espaço para homens que se sentem mulheres”.
“E para terem ideia do perigo de tudo isso, estão querendo colocar uma imposição de uma realidade que não é uma realidade. Eu posso ir para a cadeia caso seja condenado por transfobia, porque eu, no Dia Internacional das Mulheres, há dois anos, parabenizei as ‘mulheres XX’. Ou você concorda com o que estão dizendo ou, caso contrário, você é um transfóbico, um preconceituoso”, afirmou o deputado.
Logo após a fala, entidades LGBTQIA+ e deputados enviaram notícias-crimes sobre o caso ao STF. A deputada federal Tabata Amaral (PSB–SP) afirmou que está liderando um grupo de parlamentares para apresentar denúncia contra Nikolas no Conselho de Ética da Câmara.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), repudiou a fala do deputado e se solidarizou com “todas e todos que se sentiram ofendidas e ofendidos”.
Deixe seu Comentário
Leia Também

STF reabre para visitas após depredações do 8 de janeiro

STF começa a julgar mais 70 denúncias relacionadas a atos golpista

59 magistrados disputarão STJ

MPMS lança campanha "Seu silêncio pode matar você" em combate ao feminicídio

Lula indica Cristiano Zanin para vaga no STF

Ministro libera julgamento de ação que pode tornar Bolsonaro inelegível

STF condena Collor a 8 anos e dez meses de prisão

TJ publica gabarito definitivo do concurso para juiz substituto

Começa nesta terça-feira o primeiro julgamento de Thiago Brennand
