O Partido Liberal (PL) apresentou uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1093 ao Supremo Tribunal Federal (STF), questionando o decreto do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que reestruturou a Advocacia-Geral da União (AGU) e criou um setor dedicado ao combate à desinformação sobre políticas públicas. A ADPF foi distribuída ao ministro Dias Toffoli.
O Decreto 11.328/2023 cria a Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia da Advocacia-Geral da União, a quem cabe representar a União em demandas e procedimentos relativos à matéria. Para o partido, a medida fere direitos e garantias fundamentais do cidadão, em especial a liberdade de expressão, de opinião e de imprensa, ao atribuir à procuradoria a competência para avaliar e julgar o que é crítica e o que é “desinformação”.
Para a legenda, a única forma de avaliar se uma ideia é errônea e identificar descrições que não se adequem à realidade é a troca livre, ampla e democrática de opiniões e informações. O partido pede a concessão de liminar para suspender os efeitos da norma e, no mérito, que o STF declare o dispositivo inconstitucional.
(*) Com informações do STF
JD1 No Celular
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

STF decide que Correios podem abrir correspondências caso haja suspeita de crime

Consórcio Guaicurus é condenado a pagar indenização e pensão a vítima de acidente

Justiça mantém condenação a secretário municipal e professora por compra de votos em MS

TRE-MS mantém condenação de cidadão por críticas ofensivas a ex-prefeito de Terenos

Justiça suspende cobrança da taxa do lixo em Corumbá

Tribunal de Contas multa ex-diretor do Fundo de Previdência de Amambai

Justiça eleitoral condena cidadão por instalação de outdoor pró-Bolsonaro em MS

Desdobramentos da 'Operação Lama Asfáltica': perícia examinará bens do casal Giroto

TCE-MS suspende licitação de R$ 17 milhões do Cidecol
