Menu
Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2024
TJMS Abril24
Justiça

“Quem desvia dinheiro público em meio à pandemia, é sociopata”, diz procurador-geral

Em entrevista exclusiva o JD1, Alexandre Magno falou sobre corrupção, pandemias e fake News

26 maio 2020 - 18h33Flávio Veras    atualizado em 26/05/2020 às 19h21

O procurador-geral de Justiça de Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno, concedeu uma entrevista exclusiva ao JD1 notícias, nesta terça-feira (26). Para o Magno, "a corrupção é algo, em si, extramamente repudiável, mas em tempo de pandemia, é ato de um sociopata”.

Recém empossado ao cargo, Magno também falou sobre o trabalho que vem sendo realizado, bem como o que desenvolverá a frente do órgão. Sobre a guerras entre instituições, principalmente travada entre poderes da República e entes da Federação, o promotor foi categórico em afirmar que as instituições necessitam cada vez mais de diálogo. “As instituições necessitam cada vez mais em dialogar. O MP que eu acredito é aquele que constrói pontes, não de forma midiática. A decisão política deve ser feita pelo gestor, cabe ao MP e todos os atores nele inserido, trabalhar em conjunto com as autoridades e fiscalizar. O cidadão não está preocupado se foi polícia, promotoria, ele que saber que o dinheiro não vai ser desviado”, afirmou.

Sobre a corrupção, o procurador-geral salientou que o ato em si é repudiável, mas em tempo de pandemia, é algo não humano. “O exemplo que eu dou sobre esse fato atual é o MP em que eu acredito. Um órgão que constrói pontes e não atua de forma midiática. A decisão política deve ser feita pelo gestor, cabe ao MP todos os atores nele inserido, trabalhar em conjunto com as autoridades de fiscalização e coibir malfeitos. Pois o cidadão não está preocupado se foi polícia ou promotoria, que pegou o bandido, ele que saber que o dinheiro não vai ser desviado e, caso ocorra o crime, ele pague por isso”, projetou.

Sobre o enfrentamento das crises sanitária e econômica, o promotor afirmou que ninguém tem a medida correta e, por isso, a importância do diálogo entre as autoridades. “O que temos é muito discurso de falastrões, mas não apontam soluções. O gestor deve analisar os dados e gerar condições de amenizar os impactos na economia e, ao mesmo tempo, cuidar da saúde da população. Já o cidadão, tem que se cuidar e tentar exercer todos os procedimentos de higiene pessoal e biossegurança”, exemplificou.

Ensinamentos da pandemia

Para Magno, apesar da Covi-19 ser uma doença aterrorizante, ele pode trazer diversos ensinamentos, no que ele classificou, como uma “novo normal”. “Inteligência artificial, é algo que o MP vem investindo muito. Nela, temos as condições de analisar se o candidato está apto a concorrer. Todo o MP é virtual, todo sistema é integrado. Vamos atuar cada vez mais pela unidade institucional, é fazer mais com menos recursos público e a pandemia nos mostrará isso”, disse.

E complementou raciocínio dizendo que “a pandemia vem trazendo muitas percepções importantes. Porque nós temos que nos cuidar, usamos máscaras, tudo isso para não afetar o outro, demonstrando empatia da nossa sociedade. Outra coisa importante, não podemos separar as classes, deixando este abismo entre os mais pobres e mais ricos, pois os condomínios não ficaram sem porteiro, sem limpeza. Isso demonstra o quanto esses mais marginalizados são importantes. Não demita se puder, não tire seus filhos das escolas, pois a economia precisa girar e proteger aqueles mais pobres. Portanto tenham mais carinho com o próximo, é isso que tento passar aos meus amigos e familiares”, pediu.

Fake News

Em relação as notícias falsas, a propagação delas podem aumentar, principalmente durante as eleições municipais, pois aglomerações não poderão ser realizadas em muito tempo. “Começando o pleito, a nossa percepção da campanha será baseada nessa nova normalidade. Pode favorecer a publicidade em redes sociais e ampliação das fake News. Cabe aa nossa força de trabalho coibir esse fenômeno”, finalizou.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Deputada Carla Zambelli (PL)
Justiça
Zambelli é acusada pela PGR por "autoria intelectual" de ataque hacker
Lewandowski prorroga treinamento da Força Penal Nacional em Mossoró
Justiça
Lewandowski prorroga treinamento da Força Penal Nacional em Mossoró
MPMS investiga contrato milionário entre Prefeitura de Ladário e escritório de advocacia
Justiça
MPMS investiga contrato milionário entre Prefeitura de Ladário e escritório de advocacia
mpms compressed
Justiça
MP apura possível crime eleitoral na transferência de títulos de indígenas em Dourados
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
Portal da Transparência de Naviraí entra na mira do MPMS por irregularidades
Presidente do TRE-MS, Desembargador Paschoal Carmello Leandro -
Justiça
JD1TV: TRE faz campanha sobre regularização de títulos de eleitor
Acusado de dupla tentativa de homicídio, "Atoladinho" é procurado pela Justiça da Capital
Justiça
Acusado de dupla tentativa de homicídio, "Atoladinho" é procurado pela Justiça da Capital
TJMS mantém júri popular para acusado de matar "Gringo" em Campo Grande
Justiça
TJMS mantém júri popular para acusado de matar "Gringo" em Campo Grande
Dinheiro apreendido na operação contra o grupo criminoso -
Justiça
Juiz determina citação de vereador e outros 21 acusados de corrupção em Sidrolândia
Imagem ilustrativa
Justiça
STF 'derruba' lei de MS que facilitava acesso ao porte de arma

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Capitão Leonardo Mense partiu durante a noite de sábado (21)
Polícia
'Imenso legado': Capitão Mense é homenageado por autoridades e instituições de MS
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
"Eu não tenho dúvida que o Beto Pereira terá capacidade, se eleito for, de fazer as grandes transformações e reformas que Campo Grande precisa", enfatiza ex-governador.
Política
JD1TV: Reinaldo diz que problemas locais "pesarão mais" que Bolsonaro