A partir de 1º de abril de 2025, os tribunais de segunda instância deverão incluir o valor da causa nos dados cadastrais dos processos enviados ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Caso o valor da causa não seja informado, os processos serão devolvidos à s cortes de origem para correção.
A nova regra, estabelecida pela Instrução Normativa STJ/GDG 1/2025, também exige a inclusão de outros dados, como o número único do processo, a classe processual e a identificação das partes envolvidas, com seus CPFs ou CNPJs. A medida visa melhorar a padronização das informações enviadas ao STJ.
Segundo Augusto Gentil, titular da Secretaria Judiciária do STJ, a medida ajudará na ampliação da base de dados do tribunal e permitirá a realização de estudos e análises estatÃsticas sobre o valor das causas. Além disso, as informações serão usadas para agilizar a triagem dos processos.
A exigência faz parte de uma revisão nos sistemas de integração do STJ, que busca otimizar o processamento dos processos e enfrentar o alto volume de casos recebidos pela corte. O prazo de 60 dias para adequação foi estabelecido para garantir que os dados estejam em conformidade com as novas exigências, permitindo o uso de automação no processo de autuação.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notÃcias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 NotÃcias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Defesa de Braga Netto diz que Mauro Cid mentiu na delação premiada

MP aciona Justiça e pede recuperação de área ambiental em Campo Grande

Empresário acusado de corrupção em Sidrolândia volta a usar tornozeleira

TJ busca soluções para reduzir a judicialização da saúde em Campo Grande

TJMS manda a júri homem acusado de participação em assassinato no Nova Lima

Mulher é julgada por orquestrar 'tribunal do crime' que matou jovem em Campo Grande

Julgamento de mulher que pichou "Perdeu, mané" em estátua no 8 de janeiro é suspenso

STF suspende julgamento de Carla Zambelli após pedido de vista de Nunes Marques

Concurso do Coren-MS tem homologação corrigida após decisão judicial
