Menu
Busca quinta, 08 de dezembro de 2022
(67) 99647-9098
Justiça

TJ é primeiro do país, a receber certificações ISO

Desembargador obteve os certificados tornando o Tribunal de MS o primeiro do país na conquista

04 outubro 2022 - 19h51Evelyn Thamaris

Solenidade realizada nesta terça-feira (4) no plenário do Tribunal Pleno, contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de MS, Desembargador Carlos Eduardo Contar, que obteve os certificados ISO 9001:2015 e 37001:2017, tornando o tribunal de MS o primeiro do país a conquistar a certificação.

Os certificados ISO são a garantia de que o sistema de gestão foi auditado e certificado, estando em conformidade com os requisitos das normas ISO 9001:2015 e 37001:2017. O TJMS é o primeiro a ser certificado em todas as suas atividades na ISO 9001, de Gestão da Qualidade, e na ISO 37001, de Gestão Antissuborno.

A certificação é válida por três anos, com auditorias de manutenção anuais, visando monitorar a implementação contínua do sistema de gestão. Após esse período, o Tribunal de Justiça passará por nova auditoria para recertificação e verificação da evolução do sistema.

Na ocasião o presidente do TJ, Des. Carlos Eduardo Contar, ressaltou e agradeceu a dedicação e o empenho para o alcance desse marco no avanço das boas práticas de governança corporativa. 

De acordo com o desembargador, a conquista já começa a ser propagada, na medida em que o presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil está levando a iniciativa para outros tribunais brasileiros e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) transformou a proposta do TJ sul-mato-grossense em projeto para apresentá-lo ao novo Corregedor Nacional de Justiça para que seja realizada a indicação de sua implantação aos outros tribunais do país.

“Agradeço aos desembargadores que entenderam a necessidade da certificação e apoiaram sua implantação, às servidoras que dedicaram 15 meses de trabalho ao longo do processo de certificação na preparação de tudo o que o processo exigiu. Essa conquista é de todos os magistrados dessa Corte e todos os serventuários da justiça que participaram, participam e participarão deste ato de responsabilidade na prestação jurisdicional e na garantia da lisura da nossa gestão. Essa era uma meta de nossa gestão e sou muito grato a todos vocês. Muito obrigado”, afirmou o presidente.

Entenda

A International Standardization Organization (ISO) é uma organização internacional independente e não governamental, fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça, que reúne especialistas para compartilhar conhecimentos e desenvolver padrões internacionais com especificações de classe mundial para produtos, serviços e sistemas, com o objetivo de garantir qualidade, segurança e eficiência relevantes para o mercado, às empresas e organizações públicas e privadas. Sempre com o foco na inovação, oferecem soluções para os desafios globais.

A ISO já publicou mais de 22 mil padrões internacionais, de uso mundial, abrangendo quase todas as indústrias, desde tecnologia até segurança alimentar, agricultura e cuidados de saúde. Dentre todos os padrões, destaca-se a Norma ISO 9001:2015, hoje a norma com o maior número de organizações certificadas em todo o mundo, por ser aplicável a todo tipo de organizações públicas e privadas, indústria, comércio e serviços. 

Esta é a norma base para o estabelecimento do Sistema de Gestão da Qualidade. Para obter esta certificação, todas as atividades da instituição devem ser pautadas em um padrão de qualidade e assim, como resultado, haverá serviços com características superiores.

A norma tem como objetivo a implantação de um sistema de gestão da qualidade propiciando a melhoria dos processos da organização e, consequentemente, aumentar a satisfação de seus serviços oferecidos.

A ISO 37001:2017 tem por objetivo apoiar as organizações a combater o suborno, a partir de uma cultura de integridade, transparência e conformidade com as leis vigentes, com o auxílio de requisitos, políticas, procedimentos e controles adequados para lidar com os riscos de suborno. Esta certificação pode não garantir a erradicação do suborno, mas auxilia as organizações a implementarem medidas eficazes para preveni-lo.

A certificação nessa norma ajuda a organização a evitar ou a mitigar os custos, riscos e danos de envolvimento com suborno, promover a confiança e melhorar a sua reputação. O atendimento à ISO 37001 é uma demonstração de que a organização está comprometida em adotar controles eficazes, pautados em padrões internacionais, para combater o suborno em todas as suas formas.

Serviço – Após as certificações que transformaram o Tribunal de Justiça de MS no primeiro do Brasil a ser certificado em segundo grau, o Des. Carlos Eduardo Contar apresentou uma inovação em uso desde o dia 20 de setembro: a carteira de identidade funcional digital do Poder Judiciário de MS.

Facilidade tecnológica proposta pelo próprio presidente do TJMS, a identidade funcional digital funciona em um aplicativo para smartphone e outros dispositivos inteligentes. 

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Justiça
Justiça condena médium João de Deus a 109 anos de prisão
Justiça
Jerson aguarda parecer sobre eleição no TC
Justiça
JD1TV: Operação vira Tribunal de Contas "de ponta cabeça"
Justiça
Julgamento do STF sobre o orçamento secreto fica para semana que vem
Justiça
André Xavier assume Associação dos Advogados
Justiça
Ministério da Justiça prorroga emprego da Força Nacional no Estado
Justiça
Senado deve votar PEC da transição ainda nesta quarta
Justiça
Desembargador suspende compra bilionária de tanques pelo Exército
Justiça
Kayatt pode ser presidente do TC para não assumir
Justiça
STF forma maioria e rejeita ação de Bolsonaro contra Alexandre de Moraes

Mais Lidas

Educação
Fim da greve: professores voltam às salas de aula das escolas da REME
Polícia
Desaparecida no Aero Rancho, Maria é encontrada 'vivendo' em terreno baldio
Geral
Servidores estaduais e municipais folgam mais cedo em sexta de jogo do Brasil
Polícia
Adolescente é encontrado morto com vários tiros pelo corpo em fazenda