Menu
Menu
Busca sábado, 17 de janeiro de 2026
Justiça

TJ elegerá desembargador por merecimento

Edital já foi publicado, vaga está aberta após aposentadoria de Dileta Terezinha Souza Thomaz

14 outubro 2023 - 11h10Sarah Chaves    atualizado em 14/10/2023 às 11h18

Com a aposentadoria da desembargadora em Mato Grosso do Sul, Dileta Terezinha Souza Thomaz, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Sérgio Fernandes Martins, divulgou edital para “Concurso de promoção pelo critério de merecimento” para a vaga.

Conforme o edital, válido no Diário de Justiça da próxima segunda-feira (16), após a publicação os magistrados de Entrância Especial, tem o prazo de cinco dias para preencherem os requisitos previstos no art. 3º da Resolução nº 106/10 do CNJ, nesse período os candidatos devem formular pedidos de inscrição para concorrerem à promoção, pelo critério de merecimento, ao cargo de Desembargador e apresentar os documentos mencionados nos artigos 2º e 3º da Resolução nº 570/2010-TJMS.

Cargo vago

A aposentadoria à Dileta Terezinha Souza Thomaz que completou 75 anos foi publicada no dia 2 de outubro. Dileta ingressou na magistratura sul-mato-grossense em junho de 1989, após aprovação no XI concurso de provas e títulos. Iniciou judicando na comarca de Anaurilândia. Em 1991, por remoção, passou a judicar em Deodápolis. Em outubro de 1994, foi promovida para Ponta Porã, comarca de segunda entrância.

Uma nova promoção em junho de 2000 levou-a para a 6ª Vara Cível de Dourados. Por remoção, no ano seguinte, assumiu a 1ª Vara Criminal. Em agosto de 2011, por remoção, passou a judicar na 7ª Vara Cível de Dourados e foi diretora do Foro e integrante de Turma Recursal.

Promovida para o cargo de desembargadora em setembro de 2018, Dileta é a quinta mulher a ocupar o cargo desde a criação do Estado de Mato Grosso do Sul. Na época, ela assumiu a vaga destinada à magistratura, em consequência da aposentadoria do Des. Francisco Gerardo de Sousa.

Na despedida do Tribunal Pleno, o Des. Sérgio Fernandes Martins, presidente do TJMS, deixou sua homenagem. “Dileta passou quase cinco anos nos brindando com sabedoria, bondade, imparcialidade e caráter ilibado. Nascida em Santo Ângelo, ele se despede deste Tribunal Pleno no dia em que se comemora o centenário da Revolução Farroupilha. Nos lembraremos sempre da gaúcha Dileta Terezinha Souza Thomaz, que deixará saudade”, disse ele.

 

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal
Justiça
Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros
Jefferson, conhecido como 'Brunão' morreu aos 23 anos
Justiça
Após 15 anos, assassino de 'Brunão' começa a cumprir pena por morte ocorrida na Valley
Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes
Justiça
Prefeitura diz que não houve aumento de taxas no IPTU e defende 'correção' na Justiça
Zeca do PT - FOTO: Lucas Caxito  
Justiça
Zeca do PT cobra R$ 181 mil por ter sido exposto por promotores do MPMS
Menina sofria violência sexual -
Justiça
TJMS mantém 8 anos de prisão a homem que abusou sexualmente de menor
Papudinha
Justiça
Papudinha foi determinada após Bolsonaro pedir prisão domiciliar
Fachada Central de Atendimento ao Cidadão
Justiça
Justiça barra novo pedido de liminar contra o IPTU em Campo Grande
Deusa da Justiça, monumento no fórum de Campo Grande -
Transparência
Ouvidoria da Justiça de MS recebeu mais de 1,6 mil reclamações em 2025
Viatura PCMS -
Polícia
Investigação sobre assassinato com golpes de pá em Campo Grande é arquivada
Suspeito com a arma na mão
Justiça
Justiça torna réu homem que matou Edson a tiros em conveniência na Capital

Mais Lidas

Motos apreendidas - Foto: Divulgação
Polícia
Polícia desmantela esconderijo de motos furtadas no bairro Nhanhá e prende casal
Foto: PMCG
Cidade
Funesp abre processo seletivo com salários de até R$ 6 mil em Campo Grande
Revólver usado pelo suspeito
Polícia
Morto em confronto estava com revólver e drogas em apartamento em Campo Grande
Carnes estavam impróprias para consumo
Polícia
Açougueiro é preso e polícia recolhe duas toneladas de carne impróprias no Rita Vieira